PERSPECTIVA DO ENSINO

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD

  • Fernando José Lopes, Co-autor orientador Faculdades Integradas Campos Salles/ Faculdade Flamingo
  • Paola Mazzaro, Autora Prefeitura de São Paulo/ Faculdades Integradas Campos Salles.

Resumo

A modalidade Educação à Distância (EAD), devido as tecnologias vem ganhando espaço e crescendo no Brasil. É importante compreender os mais diversos elementos que influenciam essa evolução, as plataformas on-line (sua estrutura), papel do professor e o perfil do aluno que faz a opção por frequentar essa modalidade de ensino. A interatividade é importante para o processo de aprendizagem em educação a distância. Os ambientes virtuais de aprendizagem, permitem que professores e alunos, apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço, interagindo no ambiente virtual. Sala de aulas virtuais, fórum de discussões, salas de bate-papo são ferramentas que auxiliam os usuários da educação a distância em sua busca constante pela informação e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, considerando a estrutura dos cursos à distância, papel do professor e perfil do aluno que escolhem essa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Fernando José Lopes é mestre em cognição e semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP), pós-graduado em gestão de pessoas na Universidade Paulista (Unip), graduado em administração e professor das Faculdades Integradas Campos Salles.

##submission.authorWithAffiliation##

Paola Mazzaro é professora, formada em pedagogia na universidade cruzeiro do sul, educação física na Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduada em informática na educação na Universidade Cruzeiro do Sul, e pós-graduada em ensino lúdico na Universidade da Cidade de São Paulo. Trabalha na Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo como professora de educação infantil e ensino fundamental 1, participou da atualização do currículo da cidade de São Paulo em 2017, no componente curricular: matemática (ensino fundamental 1).

Referências

BARBOSA, Waldirene Maria. Introdução à organização de um curso a distância. Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF. Maio, 2015. Disponível em: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2015/05/media_biblioteca_introducao_curso_distancia.pdf. Acesso em 31/01/2018.
BASTOS, Manoel de Jesus. A importância da EAD na formação do sujeito. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 14. pp 71-81. Rio de Janeiro de 2017. ISSN: 2448-0959. Disponível em:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/ead-formacao. Acesso em: 08/01/2018.
BONFIM, Claudia Ramos de Souza; HERMIDA, Jorge Fernando. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago. 2006. ISSN: 1676-2584. Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/Especial/art11_22e.doc. Acesso em: 04/01/2018.
COUTO, Maria Elizabete Souza Coutoii. A educação a distância (EAD): características e estruturação de um curso de formação continuada de professores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3156/2087. Acesso em: 31/01/2018.
GONZALES, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Avercamp, 2005.
JUNIOR, Raul Marcelino de Almeida. O ensino à distância e as novas tecnologias. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013. ISSN 2236-7799 Disponível em: http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_5/raul.pdf. Acesso em: 09/01/2018.
MACHADO. Liliane Campos. Ser Professor Formador de Professores a Distância: perspectivas constitutivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 251-270, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/2848/2770. Acesso em: 08/01/2018.
MENDONÇA, Alzino Furtado de; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo; FERREIRA, Zuleika Nunes. O perfil do aluno de educação a distância no ambiente teleduc. CEFET-GO, abril, 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/417200794130AM.pdf. Acesso em:31/01/2018.
MUNIZ, Eray Proença; BASEGGIO, Karina Roberta. Autonomia do aluno de EAD no processo e de aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba, v. 5, n. 8, jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531/1646. Acesso em 31/01/2018.
NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância nrs. 4/5, Dez./93-Abr/94 Brasília, Instituto Nacional de Educação a Distância, pp.7-25. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/21015548/Artigo-1994-Nocoes-de-Educacao-a-distancia-Ivonio-Barros-NUNES. Acesso em: 03/03/2018.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PAVESI, Marilza Aparecida Mari; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Indicativos do perfil do aluno da educação a distância (EAD) e nível de aprendizagem autorregulada: uma análise descritiva. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/506-0.pdf. Acesso em: 31/01/2018.
PORTO, Alzira Sampaio; NEVES, Maialú Ferreira; MACHADO, Michele Jordão. Educação a distância na formação de professores: ranços e avanços. Brasília-DF, abril, 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/283f.pdf. Acesso em: 31/01/2018.
SCHNITMAN, Ivana Maria. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. 3º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias da Educação. 2010. Disponível em: http://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Ivana-Maria-Schnitman.pdf. Acesso em:31/01/2018.
SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Educação a distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. Abril, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm. Acesso em: 31/01/2018.
THOMÉ, Nilson; MINATTI, Zuleide Demétrio. Formação do professor para atuação em EAD nos cursos de pedagogia de Santa Catarina. SC, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1791/561. Acesso em: 31/01/2018.
Publicado
2019-04-20
Como Citar
LOPES, Fernando José; MAZZARO, Paola. PERSPECTIVA DO ENSINO. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 159-166, apr. 2019. ISSN 2594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/855>. Acesso em: 02 dec. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i6.855.