ARTES VISUAIS E ENSINO DE HISTÓRIA

O USO DE IMAGENS ALÉM DA MERA ILUSTRAÇÃO DE TEXTOS

  • Mário Fernandes Ramires, Autor Faculdade Flamingo

Resumo

O presente artigo aborda a importância das artes visuais no ensino de história, não apenas como complemento dos conteúdos textuais dos livros didáticos, mas desempenhando um papel central em projetos interdisciplinares. Dessa forma, no primeiro momento é feita uma abordagem da importância histórica das artes iconográficas e das imagens de forma geral para a existência de nossa cultura e sociedade. Posteriormente, é feita uma discussão a respeito de atividades, projetos e estratégias para a realização desses objetivos, com destaque para a Abordagem Triangular.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mário Fernandes Ramires Mestre em história cultural e pedagogo. Professor nos cursos de Pedagogia e Educação Física na Faculdade Flamingo, em cursos de pós-graduação em educação e autor conteúdos para cursos em formato EaD.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. A história da arte como história da cidade. Tradução: Pier Luigi Cabra. – 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes- selo Martins, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. Anos oitenta e novos tempo. - 5ª - ed. Perspectiva: São Paulo, 2002.
BERDARIOLLI, Rita. Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da (orgs). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. -19ª - ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Tradução: Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
FAZENDA, Ivani. (org.) Práticas interdisciplinares na escola. 2ª ed.- São Paulo – Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática docente. -51ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. -16ª ed.- Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
MACHADO, Regina: Acordais: fundamentos teóricos poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosauda Eicheimberg e Cláudia Strauch. – São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
ROSENTHAL Dália e Rizzi, Maria C. de Souza Lima. (orgs.) Artes. Coleção A reflexão e a prática no ensino, volume 9. São Paulo: Blucher, 2013.
Publicado
2019-04-20
Como Citar
RAMIRES, Mário Fernandes. ARTES VISUAIS E ENSINO DE HISTÓRIA. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 135-146, apr. 2019. ISSN 2594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/853>. Acesso em: 02 dec. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i6.853.