AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Pode-se dizer que o lúdico é um instrumento pedagógico, utilizado pelos professores em sala de aula na aprendizagem, uma vez que usando as atividades lúdicas o aprendizado se torna mais prazeroso, concreto e significativo, transformando-se um aprendizado de qualidade. Analisaremos algumas técnicas lúdicas usadas neste processo de aprendizagem na Educação das crianças, as quais demonstrarão o quanto é importante se adotar atividades lúdicas durante as aulas, atividades estas, que são sociais com interação específica e fundamental e que culminarão com a construção do conhecimento da realidade vivida pela criança e, sua constituição, como sujeito que produz a sua história.
Referências
ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica – Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11ª ed., São Paulo: Loyola, 2003.
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências: os jogos e os parâmetros curriculares nacionais. Campinas: Papirus, 2005.
BARBOSA, M. C. S. e HORN, L. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1997.
_______. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.
_______. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, Lei 8.242, 12 de outubro de 1991. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações. (Série fontes de referência. Legislação; n.36). 2001.92p.
______. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretária da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.3, i.L,1998.
BOMTEMPO, E. A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BUENO, S. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Didática Paulista, 1999.
DIAS, M. M. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para educação pré-escolar. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (orgs). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 5° ed., 2001, p. 45-56.
FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4ª ed. São Paulo: Scritta, Abrinq, 1992.
________. A Importância de Brincar. Diário do Grande ABC, 26 de setembro de 2003, Santo André, SP.
GOMES, C. L. (org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 5° ed., 2001, p. 12-40.
MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. 2ª ed., Campinas: Papirus, 1997.
MOYLES, J. R. Só Brincar? O papel do Brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
OLIVEIRA, Vera B. O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
SOLER, R. Jogos cooperativos para a educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem, desenvolvimento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 1998.
VYGOTSKY, A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WAJSKOP, G. Brincar na Pré-Escola. São Paulo: Cortez, 1995.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.