AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR O ALUNO PROTAGONISTA

  • Fábio Cristiano de Moraes, Co-autor orientador Faculdades Integradas Campos Salles
  • Lívia Rosa de Carvalho Sousa, Autora Prefeitura de São Paulo/ Faculdades Integradas Campos Salles.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo orientar sobre as novas metodologias de ensino ativas, as quais possibilitam que haja o desenvolvimento, participação, autonomia e eficiência dos educandos do ensino superior junto ao professor orientador. Com as metodologias ativas veremos que os educandos são os principais responsáveis pelo seu aprendizado e, essa metodologia de ensino, contribui de forma significativa na vida profissional e acadêmica do aluno.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. Dr. Fábio Cristiano de Moraes, Diretor acadêmico, Coordenador pedagógico e docente das Faculdades Integradas Campos Salles. 

##submission.authorWithAffiliation##

Lívia Rosa de Carvalho Sousa é formada em Pedagogia na Universidade Anhanguera de São Paulo Pirituba em 2016, está cursando Docência no Ensino Superior nas Faculdades Integradas Campos Salles.

Referências

ARANHA, Maria Lucia. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BACICH, Lilian ; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
BOCK, Ana Mercês Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. Paris, 1966; Brasil, 2010. UNESCO, 2010
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. Vol. I. São Paulo: Cortez, 2002.
Competência Total. A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. Disponível em: . Acesso em: 18/01 às 11:18.
CEESD. A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. Disponível em: . Acesso em: 18/01 às 15:47.
Dia a dia educação. Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Jacques Delors. Quatro pilares da educação. Disponível em: . Acesso em: 18/01 às 10:54.
UNESCO. LDB – Capítulo IV da Educação Superior. Disponível em: Acesso em: 18/01 às 16:14.
Spreading. Pirâmide da Aprendizagem. Disponível em: Acesso em: 20/01 às 10:38.
Publicado
2019-04-20
Como Citar
MORAES, Fábio Cristiano de; SOUSA, Lívia Rosa de Carvalho. AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR O ALUNO PROTAGONISTA. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 91-102, apr. 2019. ISSN 2594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/847>. Acesso em: 02 dec. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i6.847.