AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR O ALUNO PROTAGONISTA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo orientar sobre as novas metodologias de ensino ativas, as quais possibilitam que haja o desenvolvimento, participação, autonomia e eficiência dos educandos do ensino superior junto ao professor orientador. Com as metodologias ativas veremos que os educandos são os principais responsáveis pelo seu aprendizado e, essa metodologia de ensino, contribui de forma significativa na vida profissional e acadêmica do aluno.
Referências
BACICH, Lilian ; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
BOCK, Ana Mercês Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. Paris, 1966; Brasil, 2010. UNESCO, 2010
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. Vol. I. São Paulo: Cortez, 2002.
Competência Total. A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. Disponível em:
CEESD. A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. Disponível em:
Dia a dia educação. Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Jacques Delors. Quatro pilares da educação. Disponível em:
UNESCO. LDB – Capítulo IV da Educação Superior. Disponível em:
Spreading. Pirâmide da Aprendizagem. Disponível em:

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.