A IMPORTÂNCIA DO DESENHO PARA A ALFABETIZAÇÃO ANOS INICIAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor na organização do processo ensino-aprendizagem numa sala de aula com alunos do ensino regular nos anos iniciais. O presente estudo surgiu a partir da falta de conhecimento aprofundado e valorização dos professores que trabalham nos anos iniciais da educação, em relação ao desenho da criança. O desenho é uma etapa extremamente necessária para a aquisição e a compreensão da língua escrita, entretanto, não é somente nesse âmbito que as representações têm influência, uma vez que também atua no desenvolvimento global da criança. Por isso, realizou-se um levantamento teórico no qual alguns autores foram essenciais para embasar este trabalho. Desenhar é uma necessidade para a criança, assim como comer e dormir, se for podada ou somente reproduzir o adulto e não usar de sua criatividade, haverá falhas em sua personalidade futura, como a dificuldade de expressão oral e escrita, inibição, dificuldades psicomotoras etc. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que há a necessidade de um melhor entendimento sobre o desenho infantil, pois permite a compreensão de que é essencial a sua utilização em práticas pedagógicas direcionadas e mediadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento da criança, não usando o desenho como um passatempo ou somente reprodução, mas sim como uma produção própria da criança.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte: Ensino de primeira à quarta série. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.
DERDYK. Edith. Formas de Pensar o Desenho: Desenvolvimento do Grafismo Infantil. 3. ed. São Paulo: Editora Scipione. 2003.
LOWENFELD, Viktor. A criança e Sua Arte. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1976.
LUQUET, Georges Henri. O Desenho Infantil. Barcelona. Editora Porto Civilização, 1969.
MÈREDIEU. Florence de. O Desenho Infantil. 11. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.
MOREIRA, Ana Angelica Albano. O Espaço do Desenho: A Educação do Educador. 2. ed. São Paulo: Editora Loyola, 1987.
PIAGET, Jean. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.
SILVA, Silvia Maria Cintra. Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil. Dissertação de Mestrado. Disponível em:
VIGOTSKY, LEV SEMENOVICH. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1988.
ZATZ, Lia. Aventura da escrita: História do desenho que virou letra. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2002.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.