O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO

  • Renata Alves Orselli, Co-autora orientadora Faculdades Integradas Campos Salles/Faculdade Sumaré
  • Cristiane Ribeiro Barbosa Machado, Autora Prefeitura de São Paulo/ Faculdades Integradas Campos Salles.

Resumo

O presente artigo discorre sobre a alfabetização escolar vista como um processo de construção de conhecimentos sobre a importância social da linguagem escrita. Inicialmente, reflete sobre a aprendizagem infantil e o processo de alfabetização, ressaltando que este processo tem seu início antes mesmo da entrada da criança na escola. Em continuidade, traz os Parâmetros Curriculares Nacionais como documento que possui elementos que discursam sobre a importância da alfabetização na formação cidadã dos indivíduos. Em sequência, expõe sobre o papel do educador alfabetizador como motivador da aprendizagem das habilidades inerentes a leitura e escrita e mediador do processo de ensino-aprendizado que gera a construção do conhecimento alfabético. Conclui, evidenciando os principais pontos levantados com os argumentos vistos no teor do artigo, elucidando a visão dos educadores sobre elementos que necessitam de especial atenção no processo de alfabetização escolar. Como objetivo traz uma compilação de dados argumentativos que favorecem uma reflexão sobre o processo de alfabetização escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura.

Biografia do Autor

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Renata Alves Orselli é mestre em Semiótica e Tecnologia da Informática e Educação. UBC-SP, Pós-graduada em Língua Portuguesa PUC-SP e Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS INICID/SP, graduada em Letras e Direito pela Universidade Braz Cubas – UBC/SP e Professora no Colégio Campos Salles - CCS no Ensino Fundamental e médio e na Faculdade Integradas Campos Salles na graduação e Pó Graduação –  FICS2017.

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Cristiane Ribeiro Barbosa Machado é professora de Ensino Fundamental I, formada em Pedagogia na FAPI – Faculdade de Pinhais em 2010 trabalha na EMEI Maria do Carmo Godoy Ramos.

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Publicado
2019-04-14
Como Citar
ORSELLI, Renata Alves; MACHADO, Cristiane Ribeiro Barbosa. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 31-42, apr. 2019. ISSN 2594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/838>. Acesso em: 02 dec. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i6.838.