A REINVENÇÃO DO PROFESSOR ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

PROFISSIONALISMO E FORMAÇÃO

  • Sandra Regina Gouvea, Co-autora orientadora Faculdades Integradas Campos Salles/UNIP (Universidade Paulista)
  • Michelle Marins Pessoa, Autora Prefeitura de São Paulo/ Faculdades Integradas Campos Salles.

Resumo

O avanço da tecnologia, o mundo virtual e a disponibilização de diferentes mídias têm um grande impacto na sociedade e, consequentemente, na escola e na formação do aluno/cidadão. Em contrapartida, essa mesma sociedade busca na escola um processo de formação ética e moral. Diante deste cenário, onde a educação ganha contornos híbridos, como fica o papel do professor e quais são os seus desafios diante do virtual? O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa científica que teve como propósito analisar o papel do docente e o uso da tecnologia através da perspectiva do professor. Através desse olhar, trazer alternativas para o uso colaborativo do mundo virtual no ensino, incluindo novas tecnologias para intermediação virtual entre professor/conhecimento/aluno. Metodologicamente, utilizou-se a leitura de textos e rodas de conversa com professores da rede municipal de São Paulo. Os dados coletados foram importantes para gerar uma reflexão sobre o contexto educacional e evidenciam que é possível através do reconhecimento profissional e formação continuada a reinvenção do papel do professor através da tecnologia.

Biografia do Autor

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Sandra Regina Gouvea. Mestre em Psicologia Educacional UNIFIEO, pós-graduada em Gestão de Negócios e Serviços e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie, graduada em Turismo pelo SENAC e Professora das Faculdades Campos Salles.

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Michelle Marins Pessoa é graduanda em Pedagogia pela Faculdade Integradas Campos Salles, Bacharel e licenciada em Letras Francês e Português pela Universidade de São Paulo, Pós-graduada em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. Profissional atuante na educação pública.

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Publicado
2019-04-14
Como Citar
GOUVEA, Sandra Regina; PESSOA, Michelle Marins. A REINVENÇÃO DO PROFESSOR ATRAVÉS DA TECNOLOGIA. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 19-30, apr. 2019. ISSN 2594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/837>. Acesso em: 02 dec. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i6.837.