A ARTE VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO

  • Sandra Regina Gouvea, Co-autor - Orientador Faculdades Integradas Campos Salles/UNIP
  • Glauce Rossi Quilici, Autora Faculdades Integradas Campos Salles

Resumo

O presente artigo discorre sobre a importância do trabalho com artes visuais como auxílio no processo de alfabetização de crianças. Tendo em vista que o mundo atual é cada vez mais visual, o uso das imagens como recurso pedagógico torna-se mais significativo no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar como a leitura de imagens favorece o processo de alfabetização e também pesquisar porque o aprendizado da leitura e da escrita seria mais eficiente apoiado pelo estudo das imagens. A metodologia utilizada abrange uma pesquisa literária sobre o tema. Como resultado, constatamos que a alfabetização visual se mostra tão importante para a formação do indivíduo quanto à alfabetização oral e escrita.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Sandra Regina Gouvea. Mestre em Psicologia Educacional UNIFIEO, pós-graduada em Gestão de Negócios e Serviços e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie, graduada em Turismo pelo SENAC e Professora das Faculdades Campos Salles.

##submission.authorWithAffiliation##

Glauce Rossi Quilici é graduada em Letras na Universidade São Judas Tadeu – USJT 1995, pós-graduada em Alfabetização e Letramento.  Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 1990.

Referências

BARBOSA, Ana Mãe. Educação e desenvolvimento cultural e artístico. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 2. n.2, jul/dez 1995.

BARBOSA, Ana Mãe. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mãe. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BARBOSA, A. M. (Org.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2003. 184p.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Acervos Complementares: As Áreas do Conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação – Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: Uma experiência de ensino aprendizagem da arte na escola. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DE TONI. Magda Simone. Leitura de imagem e alfabetização visual. In: CHELOTTI, Rosângela Ruas et al. (Orgs.). Aprender a aprender: Estudos sobre aprendizagem. Campo Grande: UFMS, 2006.

DERDIK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 2004.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se contemplam.
23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

MARTINS, M. C.. Curadoria educativa: uma pesquisa com educadores. In:
MARTINS, A. F.; COSTA, L. E.; MONTEIRO, R. H. (orgs.). Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: ANPAP, 2005.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A Educação do Olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Editora Mediação, 4 ed., 2006.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2005.
SUBA, Luciane Aparecida. O Ensino da leitura e da escrita: Uma questão que perpassa a formação de pedagogo. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2012. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/ acessado em: 12/10/2014.
Publicado
2017-10-31
Como Citar
GOUVEA, Sandra Regina; QUILICI, Glauce Rossi. A ARTE VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 323-334, oct. 2017. ISSN 2594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/601>. Acesso em: 02 dec. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i2.601.