O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Perfil da Revista Acadêmica Integra/Ação

A Revista Acadêmica Integra/Ação das Faculdades Integradas Campos Salles é o resultado dos cursos de graduação voltados para educação, direito e saúde. Sua estrutura é multidisciplinar e busca os mais variados conhecimentos.

A concepção da revista voltada a relatos, experiências e pesquisas se propõe a contribuir com a sociedade acadêmica com investigações em diversificados campos do conhecimento, de forma multi e interdisciplinar..

A publicação da revista de caráter científico é eletrônica com periodicidade anual. Sua organização conta com um corpo editorial composto por doutores internos e externos à instituição.

O objetivo é incentivar a pesquisa e aproximar indivíduos com interesse e/ou vocação para a investigação científica. A revista é constituída por editorial, artigos e resenhas que, entre outros aspectos, aborde: negócios, sociedade, direito, saúde, ciência e tecnologia. A submissão do artigo pode ser feita em português, espanhol, francês ou inglês.

CHAMADA DE RESUMOS PARA O I CONGRESSO DE DIREITO E SAÚDE

COMUNICADO:
Fica por intermédio do presente comunicado, autorizada a entrega de resumos expandidos da seguinte forma:
a) O limite Máximo de 1500 palavras não abrange a versão em língua inglesa.
b) Fica autorizada a entrega de resumos expandidos, apenas em português, sem a versão em língua inglesa.
Conselho Cientifico do I Congresso de Direito e Saúde das Faculdades Campos Salles


CHAMADA DE RESUMOS PARA O I CONGRESSO DE DIREITO E SAÚDE

Serão recebidos resumos expandidos, contendo até 1500 palavras, contendo, obrigatoriamente:

  1. Versão em língua estrageira.
  2. Descrição do problema da pesquisa
  3. Objetivos
  4. Justificativa
  5. Metodologia adotada
  6. Hipotese da pesquisa
  7. Considerações Finais
  8. Referências Bibliográficas

 

Normas para publicação

Os resumos expandidos devem ser inéditos e autorais, não podendo ter sido publicados em congressos ou revistas, ou submetidos para publicação em outros meios. Ao submeter o trabalho o autor declara ser autoral e inédito, sob pena de incorrer em crime contra os direitos autorais.

Os resumos expandidos deverão ser submetidos pela plataforma da revista até o dia 07 de novembro de 2021, sendo o resultado preliminar divulgado até o dia 14 de novembro de 2021, e em caso de necessidade de adequação terão o prazo para efetuar as mudanças até o dia 17 de novembro de 2021.

Os resumos expandidos devem estar ligados às linhas de pesquisa do congresso, conforme listagem abaixo.

a)             Saúde;

b)             Saúde mental;

c)             Medicina veterinária;

d)             Fisoterapia e suas aplicações tecnológicas;

e)             Bioética;

f)              Direito da saúde, contencioso judicial da saúde e políticas públicas da saúde;

g)             Direitos sociais, seguridade e previdência social;

h)             Direitos humanos, direitos e garantias fundamentais quanto ao direito da saúde;

i)               LGPD e sua aplicação na saúde;

Para o congresso, serão aceitos resumos escritos em língua portuguesa, com versão em inglês, de até 1500 palavras, conforme edital.

O resumo deve ser conciso e atender estritamente as regras  abaixo transcritas:

O resumo deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo expandido adotado (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

O resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos.

Deve-se usar o verbo na terceira pessoa.

O resumo, quando não estiver contido no documento, deve ser precedido pela referência.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto, vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. EXEMPLO Palavra-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.

Devem fornecer ao leitor uma ideia do documento ou objeto, analisando e descrevendo seus aspectos relevantes.

Os artigos devem respeitar os parâmetros da ABNT. Devendo ser formatados no tamanho da página A4, com margem esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2 cm.

O título do artigo deve ser em português, seguido do título em língua estrangeira – inglês. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, negrito. Só a primeira letra maiúscula.

O texto do artigo deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, sem notas de rodapé e com referências bibliográficas.

Para inserir o resumo no sistema da revista

  • Faça seu cadastro como leitor e como autor.
  • Acesse seu perfil e inicie uma nova submissão.
  • Selecione a opção I Congresso de Direito e Saúde
  • Envie o artigo para o e-mail integraacao@fics.br da Comissão Editorial da Integra/Ação.

Normas de Formatação

O Título em fonte Times New Roman, TAMANHO 12, negrito, caixa alta / TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, NEGRITO, CAIXA ALTA

PROCESSO DE SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

O processo de submissão de resumos, deve atender o descrito abaixo:

  • Devem ser enviados 2 (dois) arquivos em formato “.DOC” ou “.DOCX”, um deles sem os nomes e qualificações dos autores, com a eliminação no arquivo Word de qualquer elemento de identificação com a finalidade de se permitir o anonimato dos autores, para preservar a imparcialidade da avaliação do resumo e outro como os nomes e as qualificações dos autores.
  • Deve conter o título do artigo em língua portuguesa e em língua inglesa centralizados no corpo do texto;
  • No arquivo que contiver os nomes dos autores devem ter a qualificação deles e serem inseridos apenas em notas de rodapé explicativas;
  • Deve ser encaminhada uma folha tamanho A4 com os nomes e a qualificação dos autores a parte para validação dos requisitos relativos a submissão;
  • Os resumos expandidos, em língua portuguesa, devem conter no mínimo 1000 (mil) e no máximo, 1500 (mil e quinhentas) palavras;
  • Os resumos expandidos devem ter no máximo 05 (cinco) páginas;
  • Deve ser utilizada apenas a fonte “Times New Roman”; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem - superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.
  • As citações devem obedecer fielmente às normas deste edital.
  •   O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas, no corpo do texto deve ser apenas o de autor-data, sendo as notas de rodapé somente explicativas.
  • Os títulos, subtítulos e sub-subtítulos devem ser alinhados à esquerda e conter um texto expressamente a eles relacionados, bem como constar numeração progressiva.

Palavras-chave

(5 Palavras-chave) Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. (Ponto entre as palavras).

  • Deve haver a inclusão de, no mínimo 3 (três) e no máximo 05 (cinco), palavras-chave, em língua portuguesa;
  • As palavras-chave devem ser inseridas logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão, palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto, vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. EXEMPLO Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.


]ABSTRACT/RESUMEN

O abstract deve ser obrigatoriamente em inglês podendo ser seguido de outros idiomas como o espanhol ou outro. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas contendo 250 a 500 palavras, em apenas um parágrafo. O resumo deve conter informações indicativas do objeto de estudo, a metodologia de análise, o quadro teórico de referência e os resultados da pesquisa. A revisão do artigo é responsabilidade do(s) autor(es). O abstract deve ser seguido das cinco Keywords.

 

SÃO CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:

- Relevância e pertinência do assunto além da aderência ao tema do evento

- Possuir referencial teórico adequado ao tema debatido. Deve apresentar no mínimo 10 referências, sendo 5 bibliográficas e 5 eletrônicas.

- O resumo deve ter consistência metodológica.

- As referências tanto bibliográficas quanto eletrônicas devem ser atualizadas, 50% devem ser dos 3 últimos anos.

- A linguagem deve ser acadêmica/culta, condizente com o gênero e a expertise do autor;

- A construção do resumo deve ter coerência com normas técnicas - ABNT.

- Para serem aprovados os resumos precisam cumprir rigorosamente as normas apontadas, cumprir a nova ortografia estabelecida no Brasil e não apresentar erros de português.

- Após publicado e apresentado, dependendo da avaliação da banca examinadora do congresso, o autor poderá ser convidado a transformá-lo antigo para publicação na próxima edição da revista.

REFERÊNCIAS

As referências devem ser apenas as citadas no texto e apresentar os dados completos das normas da ABNT para trabalhos científicos. A escrita deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaçamento simples, e ocupar um parágrafo. Sem espaçamento entre linhas, mas com espaçamento de 6 pt após o parágrafo da referência.

Textos científicos orientadores: NBR 6022 (artigos), NBR 6023 (referências); NBR 10520 (citações). Consulte esses documentos.

CITAÇÕES

  • Livros com um autor

SOBRENOME DO AUTOR, NOME (abreviado). Título: subtítulo da obra. Edição. Cidade da Editora: Editora, ano da publicação. Número de páginas após partícula p.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em Economia. São Paulo: Atlas, 1998. 217 p.

BATTISTONI F., D. Pequena História das Artes no Brasil. 6ª. edição. Editora Átomo: São Paulo, 2008.

  • Livros com até três autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Nome do livro. Local: Editora, data.

SILVA, Mário Camarinha da; BRAYNER, Sônia. Manual de normas para editoração de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1988.

  • Livros com mais de três autores

SOBRENOME DO PRIMEIRO, Nome et al. Nome do Livro. Local: Editora, data.

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização. Belo Horizonte: Ática, 2004.

  • Quando o autor do artigo não é citado

CENSURA louca. Veja, São Paulo, ed. 1689, ano 34, n.8, p.39, 28 jan. 2001.

  • Capítulos de livros

O autor do capítulo e o organizador do livro são diferentes:

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Guimarães Rosa e a terceira margem da criação lexical. In: MENDES, Lauro Belchior. A astúcia das palavras. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 1998. p. 81-100.

  • Artigos de Periódicos

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado), Título do Artigo, Nome do Periódico, Local/Cidade da Publicação: Número do fascículo, página inicial-final, mês/ano.

SANTOS, S. A. Política Agrícola e Eficiência Econômica: o caso da agricultura paulista, São Paulo. Pesquisa & Debate, v.12, n.2 (20), p.66-82, junho/2001.

  • Artigo de Revista

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista. Local de publicação. Volume, número, página inicial e final do artigo, mês abreviado. Ano.

MARTINEZ, A. E. A evolução das redes eletrônicas de comunicação e o suo estratégico da internet por unidades de informação. Informação & Informação, Londrina, v. 5, n. 2, p. 81-92, jul./dez. 2000.

METODOLOGIA do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Revista Brasileira de Estatística. Rio de Janeiro, v. 41, n. 162, p. 323-330, abr./jun. 1980.

  • Artigo de Revista em Formato Eletrônico.

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação, Local, v., n., mês, ano. Disponível em: <Endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

SOUZA, T. B. et al. Metadados: catalogando dados na Internet. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 2, mai./ago., 1997. Disponível em: http://www.pucamp.br/~biblio/tbsouza92.html. Acesso em: 09 jan. 2001.

  • Dissertações ou Teses

AUTOR SOBRENOME, NOME (abreviado), Título: subtítulo da obra. Ano da defesa. Número de folhas seguido da partícula f. Tese / Dissertação (grau e concentração), Instituição de Ensino, Local da publicação.

SANTOS, S. A., Crédito Rural e a Produção Agrícola do Estado de São Paulo – 1985/1999. 2000. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

  • Periódicos

TÍTULO DO PERIÓDICO em letra maiúscula, Local/Cidade da Publicação: Editor, volume, número do fascículo.

CONJUNTURA ECONÔMICA, Rio de Janeiro, FGV, v.38, n.9, set/1984.

  • Artigos de Jornal

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado). Título do Artigo. Título do Jornal, Local/Dia/Mês/Ano, no ou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial-final.

FALEIROS, G.: BARCELLOS, M., Inadimplência já é menor e cresce a intenção de consumo. Valor Econômico, São Paulo, 14 abr. 2016, Caderno A, p.6.

  • Eventos publicados na íntegra

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado), Título do trabalho, In: Título do evento, data e local de publicação. Local de publicação: ano da publicação, paginação.

SANTOS, S. A. Crédito Rural e a Produção Agrícola do Estado de São Paulo – 1985/1999. In: Anais do 24º CONGRESSO INTERNACIONAL DO SABER; 2011 Set., 15-22, Fortaleza, Brasil, Brasília: Sociedade Brasileira de Economia Rural; 2001; p.25:32.

  • Anuários

Fundação IBGE, Censo demográfico: resultados preliminares – São Paulo. Rio de Janeiro: 2000, v.1, n.4.

  • Dicionários e Enciclopédias

Nome da obra, Edição, Local (Cidade): Editora; ano da publicação.

Enciclopédia Mirador Internacional, São Paulo: Enciclopédia Britânia do Brasil, 1995, 20v.

  • Legislação (Leis, Decretos, Resoluções e Portarias)

Local (jurisdição ou cabeçalho da entidade), título, numeração, data e dados da publicação, seção. No caso de Constituição, sua(s) ementa(s), entre o nome da publicação e o título acrescentando-se a palavra Constituição, seguido do ano da promulgação entre parênteses.

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de janeiro 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.62, n.3, p. 217-220, 1998.

  • Material Audiovisual (Fitas e Filmes de Vídeo)

TÍTULO PRINCIPAL, Designação do material (filme, vídeo, outros), títulos equivalentes, indicação de responsabilidade (diretores, produtores, narradores), local de distribuição, distribuidora (na inexistência considerar como editora o nome da marca registrada, data de distribuição), outros detalhes físicos (em minutos), cor (color – em cores ou p&b – preto e branco), som (som – sonoro ou mudo), bitola (16 min, 35 mm, 58 mm (super 8), fita de vídeo (VHS ou Betamax) notas especiais (v.o – versão original ou leg. – legendado).

GIRASSÓIS DA RÚSSIA (filme-vídeo). Direção de Vitório de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969, 102 min., color, som, VHS, v. O. Italiana, leg. Português.

  • Internet

AUTOR(ES) SOBRENOME (caixa alta), NOME (abreviado), Título, expressão “disponível em”, <endereço eletrônico>, data de acesso.

ALVES, C. Navio negreiro [s.I.]: Virtual Books, 2003. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbook/port/i.navionegreiro.htm acesso em 01 jan 2003, 20:30:15.

NOME DO SITE. Disponível em: http://nomedosite.com.br. Acesso em: 18 jul. 2017.

  • Trabalho apresentado em evento

PINOCHET, L.; ALBERTIN, A. O Processo de Formulação de uma Política de Segurança de Informações Segundo a Percepção dos Gestores: Um Estudo em Instituições Hospitalares. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32., set. 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. P. 177-205.

 

CHAMADA DE ARTIGOS EM FLUXO CONTÍNUO

O primeiro volume da Revista Acadêmica Integra/Ação tem o objetivo de publicar temas relacionados à educação propondo uma expansão dos debates intramuros no meio social não acadêmico, como forma de transparecer a evolução dos conceitos educacionais.

Serão aceitos artigos que discutam os temas: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio/TV e Internet, Relações Públicas e Sistemas de Informação. Os temas são ligados aos cursos de graduação oferecidos pela FICS, pesquisas sobre os projetos integradores realizados e pesquisas realizadas por professores e alunos de graduação.

A Revista Acadêmica Integra/Ação comporta artigos em português, espanhol e inglês, que enfatizem a qualidade de relatos das diversas áreas da educação e experiências comprovadas por meio de observações e pesquisas teóricas e práticas.

Normas para publicação

Os artigos devem respeitar os parâmetros da ABNT. Devendo ser formatados no tamanho da página A4, com margem esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2 cm.

O título do artigo deve ser em português, seguido do título em língua estrangeira – inglês. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, negrito. Só a primeira letra maiúscula.

O texto do artigo deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, sem notas de rodapé e com referências bibliográficas.

Para inserir o artigo no sistema da revista

  • Faça seu cadastro como leitor e como autor.
  • Envie o artigo para o e-mail integraacao@fics.br da Comissão Editorial da Integra/Ação.

HISTÓRICO

A Revista Científica RPGM vinculada as Faculdades Integradas Campos Salles conta com a contribuição das investigações de professores e alunos dos cursos de pós-graduação em educação contando com a parceria da ESEF – Escola Superior de Educação e Filosofia. Sua estrutura multidisciplinar privilegia os conhecimentos na perspectiva dos componentes educacionais multifacetados.

A concepção da revista pressupõe a contribuição com a sociedade leiga e acadêmica debatendo conhecimentos diversos com foco na educação. Serão aceitos artigos nacionais e internacionais de professores e alunos da pós-graduação.

Sejam todos os autores e artigos, muito bem-vindos.

Normas de Formatação

O Título em fonte Times New Roman, TAMANHO 12, negrito, caixa alta / TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, NEGRITO, CAIXA ALTA

O artigo inicia com o título em fonte times new roman, tamanho 12, negrito, só a primeira letra em maiúsculo, seguido do título em língua estrangeira – inglês.

RESUMO

O resumo do artigo, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas deverá terno máximo 250 à 500 palavras, em apenas um parágrafo, como neste exemplo. O resumo deve conter indicações sobre o objetivo de estudo, a metodologia de análise, o quadro teórico de referência e, quando for o caso, os resultados da pesquisa. Deve ser seguido de 2 espaços e as 5 palavras chave. O resumo é seguido do Abstract e Key Words.

Palavras-chave

(5 Palavras-chave) Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. (Ponto entre as palavras).

ABSTRACT/RESUMEN

O abstract deve ser obrigatoriamente em inglês podendo ser seguido de outros idiomas como o espanhol ou outro. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas contendo 250 a 500 palavras, em apenas um parágrafo. O resumo deve conter informações indicativas do objeto de estudo, a metodologia de análise, o quadro teórico de referência e os resultados da pesquisa. A revisão do artigo é responsabilidade do(s) autor(es). O abstract deve ser seguido das cinco Keywords.

INTRODUÇÃO

O texto do corpo do artigo deve estar obrigatoriamente na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas, com o máximo de 15 páginas e o mínimo de 10 páginas. Só usar italico para palavras estrangeiras. Não usar sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras - exemplo UFRGS, ou convencionadas institucionalmente – exemplo UnB, CNPq) e, nas referências, nos sobrenomes dos autores. O negrito só deverá ser usado em títulos e subtítulos sempre em tamanho 12 e somente a primeira letra maiúscula.

No corpo do artigo a citação com até três linhas deve ter a letra no mesmo tamanho do texto, ficar entre aspas e dever ser acompanhada das referências” (SOBRENOME DO AUTOR, 2005, p.79). Se a citaçãofor maior que 3 linhas deve seguir no tamanho 10, espaço simples e recuada no texto, como o modelo abaixo.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo (sugestão – 4 cm), conforme este exemplo. Não usar aspas. Citação longas devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo vazio antes e um depois (SOBRENOME DO AUTOR, 2005, p.79).

Os artigos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do artigo. Todas as imagens deverão ter as devidas referências de onde foram retiradas.

O texto deverá apresentar: Introdução, e titulos e subtítulos no seu desenvolvimento, quantos forem necessárias, e no encerramento do assunto, fechar com as Considerações Finais. A introdução deverá destacar nos primeiros parágrafos o objevivo geral, os objetivos específicos, a justificativa, a problemática, a hipótese e a metodologia. O desenvolvimento do corpo do artigo deverá constar três capítulos em média. O primeiro deve conter informações introdutórias do tema amplo escolhido pelo autor dando idéia do que será discutido. O segundo capítulo será a problematização do assunto escolhido para ser abordado no artigo. O terceiro capítulo a delimitação do tema com a justificativa e a proposta acadêmica para o tratamento do assunto abordado.

Os artigos podem ser tanto uma pesquisa teórica, quanto um estudo de caso. Ambos precisam do referencial teórico do tema escolhido. Nas considerações finais o autor deve deve construir um parecer, uma apreciação, que é a sua compreensão sobre o desenvolvimento da pesquisa.

SÃO CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS:

- Relevância e pertinência do assunto além da aderência ao tema da revista.

- Possuir referencial teórico adequado ao tema debatido. Deve apresentar no mínimo 10 referências, sendo 5 bibliográficas e 5 eletrônicas.

- O artigo deve ter consistência metodológica.

- As referências tanto bibliográficas quanto eletrônicas devem ser atualizadas, 50% devem ser dos 3 últimos anos.

- A linguagem deve ser acadêmica/culta, condizente com o gênero e a expertise do autor;

- A construção do artigo deve ter coerência com normas técnicas - ABNT.

- Para serem aprovados os artigos precisam cumprir rigorosamente as normas apontadas, cumprir a nova ortografia estabelecida no Brasil e não apresentar erros de português.

- Após publicado o artigo ficará disponível online.

REFERÊNCIAS

As referências devem ser apenas as citadas no texto e apresentar os dados completos das normas da ABNT para trabalhos científicos. A escrita deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaçamento simples, e ocupar um parágrafo. Sem espaçamento entre linhas, mas com espaçamento de 6 pt após o parágrafo da referência.

Textos científicos orientadores: NBR 6022 (artigos), NBR 6023 (referências); NBR 10520 (citações). Consulte esses documentos.

CITAÇÕES

  • Livros com um autor

SOBRENOME DO AUTOR, NOME (abreviado). Título: subtítulo da obra. Edição. Cidade da Editora: Editora, ano da publicação. Número de páginas após partícula p.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em Economia. São Paulo: Atlas, 1998. 217 p.

BATTISTONI F., D. Pequena História das Artes no Brasil. 6ª. edição. Editora Átomo: São Paulo, 2008.

  • Livros com até três autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Nome do livro. Local: Editora, data.

SILVA, Mário Camarinha da; BRAYNER, Sônia. Manual de normas para editoração de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1988.

  • Livros com mais de três autores

SOBRENOME DO PRIMEIRO, Nome et al. Nome do Livro. Local: Editora, data.

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização. Belo Horizonte: Ática, 2004.

  • Quando o autor do artigo não é citado

CENSURA louca. Veja, São Paulo, ed. 1689, ano 34, n.8, p.39, 28 jan. 2001.

  • Capítulos de livros

O autor do capítulo e o organizador do livro são diferentes:

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Guimarães Rosa e a terceira margem da criação lexical. In: MENDES, Lauro Belchior. A astúcia das palavras. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 1998. p. 81-100.

  • Artigos de Periódicos

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado), Título do Artigo, Nome do Periódico, Local/Cidade da Publicação: Número do fascículo, página inicial-final, mês/ano.

SANTOS, S. A. Política Agrícola e Eficiência Econômica: o caso da agricultura paulista, São Paulo. Pesquisa & Debate, v.12, n.2 (20), p.66-82, junho/2001.

  • Artigo de Revista

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista. Local de publicação. Volume, número, página inicial e final do artigo, mês abreviado. Ano.

MARTINEZ, A. E. A evolução das redes eletrônicas de comunicação e o suo estratégico da internet por unidades de informação. Informação & Informação, Londrina, v. 5, n. 2, p. 81-92, jul./dez. 2000.

METODOLOGIA do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Revista Brasileira de Estatística. Rio de Janeiro, v. 41, n. 162, p. 323-330, abr./jun. 1980.

  • Artigo de Revista em Formato Eletrônico.

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação, Local, v., n., mês, ano. Disponível em: <Endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

SOUZA, T. B. et al. Metadados: catalogando dados na Internet. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 2, mai./ago., 1997. Disponível em: http://www.pucamp.br/~biblio/tbsouza92.html. Acesso em: 09 jan. 2001.

  • Dissertações ou Teses

AUTOR SOBRENOME, NOME (abreviado), Título: subtítulo da obra. Ano da defesa. Número de folhas seguido da partícula f. Tese / Dissertação (grau e concentração), Instituição de Ensino, Local da publicação.

SANTOS, S. A., Crédito Rural e a Produção Agrícola do Estado de São Paulo – 1985/1999. 2000. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

  • Periódicos

TÍTULO DO PERIÓDICO em letra maiúscula, Local/Cidade da Publicação: Editor, volume, número do fascículo.

CONJUNTURA ECONÔMICA, Rio de Janeiro, FGV, v.38, n.9, set/1984.

  • Artigos de Jornal

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado). Título do Artigo. Título do Jornal, Local/Dia/Mês/Ano, no ou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial-final.

FALEIROS, G.: BARCELLOS, M., Inadimplência já é menor e cresce a intenção de consumo. Valor Econômico, São Paulo, 14 abr. 2016, Caderno A, p.6.

  • Eventos publicados na íntegra

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado), Título do trabalho, In: Título do evento, data e local de publicação. Local de publicação: ano da publicação, paginação.

SANTOS, S. A. Crédito Rural e a Produção Agrícola do Estado de São Paulo – 1985/1999. In: Anais do 24º CONGRESSO INTERNACIONAL DO SABER; 2011 Set., 15-22, Fortaleza, Brasil, Brasília: Sociedade Brasileira de Economia Rural; 2001; p.25:32.

  • Anuários

Fundação IBGE, Censo demográfico: resultados preliminares – São Paulo. Rio de Janeiro: 2000, v.1, n.4.

  • Dicionários e Enciclopédias

Nome da obra, Edição, Local (Cidade): Editora; ano da publicação.

Enciclopédia Mirador Internacional, São Paulo: Enciclopédia Britânia do Brasil, 1995, 20v.

  • Legislação (Leis, Decretos, Resoluções e Portarias)

Local (jurisdição ou cabeçalho da entidade), título, numeração, data e dados da publicação, seção. No caso de Constituição, sua(s) ementa(s), entre o nome da publicação e o título acrescentando-se a palavra Constituição, seguido do ano da promulgação entre parênteses.

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de janeiro 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.62, n.3, p. 217-220, 1998.

  • Material Audiovisual (Fitas e Filmes de Vídeo)

TÍTULO PRINCIPAL, Designação do material (filme, vídeo, outros), títulos equivalentes, indicação de responsabilidade (diretores, produtores, narradores), local de distribuição, distribuidora (na inexistência considerar como editora o nome da marca registrada, data de distribuição), outros detalhes físicos (em minutos), cor (color – em cores ou p&b – preto e branco), som (som – sonoro ou mudo), bitola (16 min, 35 mm, 58 mm (super 8), fita de vídeo (VHS ou Betamax) notas especiais (v.o – versão original ou leg. – legendado).

GIRASSÓIS DA RÚSSIA (filme-vídeo). Direção de Vitório de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969, 102 min., color, som, VHS, v. O. Italiana, leg. Português.

  • Internet

AUTOR(ES) SOBRENOME (caixa alta), NOME (abreviado), Título, expressão “disponível em”, <endereço eletrônico>, data de acesso.

ALVES, C. Navio negreiro [s.I.]: Virtual Books, 2003. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbook/port/i.navionegreiro.htm acesso em 01 jan 2003, 20:30:15.

NOME DO SITE. Disponível em: http://nomedosite.com.br. Acesso em: 18 jul. 2017.

  • Trabalho apresentado em evento

PINOCHET, L.; ALBERTIN, A. O Processo de Formulação de uma Política de Segurança de Informações Segundo a Percepção dos Gestores: Um Estudo em Instituições Hospitalares. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32., set. 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. P. 177-205.