Educação de adultos: reflexões contemporâneas para cursos superiores tecnologicos

  • Valéria Guedes Caruso UNICID

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões identificadas como necessárias à Educação de Adultos. Repensar estes que buscam trazer à pauta conhecimentos e reconhecimentos de como o adulto se apresenta hoje.  Um adulto complexo que, por vezes, não assume sua condição de adulto, por vezes se comporta como um adolescente, incompleto ou inacabado nas suas articulações não só no espaço escolar, como no de trabalho. Tal adulto pouco foi foco de estudos nas teorias de educação contemporâneas. Por isso tem que suprir tais lacunas de conhecimento e discutir o adulto do século XXI em busca de tornar mais efetiva a ação de docente de adultos. E identificar como trabalhar os conteúdos em sala de aula para que a aprendizagem possa ocorrer.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestranda em Educação, UNICID. Psicóloga, Educadora, Pós graduada em Gestão de Negócios pela Universidade São Judas Tadeu. Docente de Ensino Superior e Tecnológico da FAC ENIAC. Consultora organizacional na área de administração e formação de pessoas

Referências

1. BAUMAN, Zygmund. Vida líquida; tradução Carlos Alberto Medeiros Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2007.
2. BOUTINET, Jean-Pierre. A Imaturidade da Vida Adulta, Ed. Rés, Porto Portugal, 1989.
3. DANIS, Claudia SOLAR, Claudie Aprendizagem e Desenvolvimento dos Adultos – Instituto Piaget, 1998.
4. DOMINICÉ, Pierre The education of adults confronted by the biographical imperative Université de Genève Educação e Pesquisa Print version ISSN 1517-9702 Educ.Pesqui.vol.32 no.2 SãoPauloMay/Aug.2006doi:10.1590/S1517-97022006000200010 Em foco: histórias de vida e formação A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico em 20/10/11).
5. FURLANETTO, E. C., MENESES, J. G. C. e PEREIRA, P.A. org. A escola e o Aluno relações o sujeito-aluno e o sujeito-professor, São Paulo: Avercamp, 2007.
6. HALL, Stuart A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaraciara Lopes Louro – 11. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
7. ULRICH, Dave e Wendy Por que trabalham como grandes líderes constroem organizações comprometidas que vencem - Porto Alegre: Bookman, 2011.
Publicado
2012-12-23
Como Citar
CARUSO, Valéria Guedes. Educação de adultos: reflexões contemporâneas para cursos superiores tecnologicos. Anais do Seminário das Faculdades Integradas Campos Salles, [S.l.], v. 4, dec. 2012. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/seminario/article/view/172>. Acesso em: 17 sep. 2021.

Palavras-chave

Educação de adultos; imaturidade; aprendizagem; desenvolvimento