A Dança e o Desenho como Práticas Educativas para a Construção do Conhecimento nas Aulas de Arte

  • Simone Cristina Garcia PMSP
  • José Eduardo Azevedo, Prof. Dr. FICS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir e propor novas práticas educativas no ensino da Arte. Serão apresentado as experiências e reflexões de um projeto de dança aplicado em escolas municipais de São Paulo, tendo as fundamentações os métodos de Rudolf Laban, Viola Spolin e do desenho cultivado de Rosa Iavelberg. Parte de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica, sobre o próprio trabalho em sala de aula, será apresentado a Dança e o Desenho como áreas de conhecimento, discutindo as relações arte/mundo, arte/sujeito, educação/sujeito, sujeito/mundo e educação/mundo. A justificativa é que a Arte transforma des-anestesia e abre novos mundos, de ler e ver o nosso próprio desconstruí-lo para construir através das novas possibilidades no pensar e fazer, e pode mudar o “social”.

Biografia do Autor

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Mestranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes – UNESP. Pós graduada em Linguagens das Artes pelo Centro Universitário Maria Antonia – USP, graduada em Desenho Industrial pelo Mackenzie, licenciada em Artes Visuais pela faculdade Belas Artes, é professora na SME-SP desde 2010. Cursando a segunda Licenciatura em Pedagogia nas Faculdades Integradas Campos Salles.

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Doutor em Ciências Sociais (Política), mestre em Ciências Políticas, bacharel em Administração e em Ciências Sociais, licenciado em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar. Pesquisador nas áreas de relações sociais nas prisões e pensamento político da Polícia Militar. Professor nas Faculdades Integradas Campos Salles.

Referências

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Publicado
2017-06-30
Como Citar
GARCIA, Simone Cristina; AZEVEDO, José Eduardo. A Dança e o Desenho como Práticas Educativas para a Construção do Conhecimento nas Aulas de Arte. Revista Acadêmica Integra/Ação, [S.l.], v. 1, n. 1, june 2017. ISSN 2594-4878. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/integraacao/article/view/545>. Acesso em: 03 june 2023.