As Variações Linguísticas da Língua Brasielira de Sinais
Características e Particularidades
Resumo
Este artigo enfoca as variações regionais da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS em diferentes estados do Brasil. Essa variação linguística está ligada diretamente aos níveis fonológicos (pronúncia), morfológico (palavra), sintático (sentenças), nos fatores sociais de idade, educação e situação geográfica bem como a constituição familiar que interfere na Libras criando o regionalismo. Considerando que todos esses fatores interferem na padronização da língua gestual, pois a língua de sinais ao passar literalmente “de mão em mão” adquire novos “sotaques” empresta e incorpora novos sinais, mescla-se com outras línguas adquirindo novas roupagens, esse fenômeno da variação e da diversidade está presente em todas as línguas vivas em movimento. É justamente na prática social de uso da linguagem entre surdo/surdo e surdo/ouvinte que é possível enxergar o multilinguismo. Este artigo vai partir de um analise de dois livros, o primeiro são as configurações de São Paulo, e o segundo os sinais de Porto Alegre. Serão coletadas as marcas do regionalismo, sinais com o mesmo significado, mas diferentemente sinalizados, sendo que o foco principal é a libras e sua variação nos diferentes estados do Brasil e como isso ocorre.
Referências
CAPOVILLA, C.F. Enciclopédia Ilustrada Trilingue - Língua de Sinais Brasileira. Vol. I e II, 2a..ed. São Paulo, 2001.
COSERIU, E. Teoria da Linguagem e Linguística Geral. Rio de Janeiro: Presença/EDUSP. 1979.
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais – Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.
TANYA, A F. Libras em Contexto. Programa Nacional de apoio à educação dos Surdos. 1o.ed. Brasilia: Mec, Seesp, 2001.
QUADROS, M. R. & KARNOPP, B. L. Língua de Sinais Brasileira – Estudo Linguísticos. Porto Alegre: Armed, 2004.
QUADROS, R. M. DE. Língua de Sinais: instrumento de avaliação. Porto Alegre: Armed, 2011.
VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e Linguagem. 4ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.