Projeções da Educação Superior no Século XXI
Currículo, Princípios Orientadores, sua Missão e Desafios
Resumo
A Educação Superior do século XXI tem sido marcada por características próprias, tais como: a internacionalização do saber, a integração regional, a mobilidade discente e docente, sua função social e de formação de recursos humanos, assim como o aumento da demanda por este nível de ensino. Diante dessas tendências, as necessidades do mundo do trabalho frente às demandas sociais por uma formação integral dos recursos humanos, que respeite as peculiaridades culturais e necessidades sociais devem ser equilibradas com programas e currículos guiados por princípios como a pertinência, a qualidade e a internacionalização. Segundo o artigo 6º, inciso a, da Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: “(...)a relevância da educação superior deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que estas realizam(...)”. Este artigo tem como objetivo refletir sobre estas tendências a partir do compromisso estabelecido na Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e ação (1998) e compará-la aos diversos artigos relacionados ao tema.
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia y Currículo; LASSALETTA, Rafael. Madrid: Akal S. A., 2008
APPLE, Michael W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando (Orgs.) Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
CASPER, Gerhard; HUMBOLDT, Wilhelm von. Um Mundo sem Universidades? Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Rio de Janeiro, 2ª edição, 2003, 102 p.
RUIZ, R., MARTINEZ, R., VALLADARES, L. Innovación en la Educación Superior. Hacia las sociedades del conocimiento. México: Fondo de Cultura Económica, 2010.
LOPES, Fernando José. Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial. Dissertação de Mestrado, PUC, São Paulo, 2013.
TORRES SANTOMÉ, J. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Tradução Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Álvaro Hypolito. Porto Alegre: Penso, 2013.
UNESCO. Declaración mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: visión y acción. Paris: UNESCO, 1998.
Site: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/index, às 14h15min do dia 19/06/16 BOLAN, Valmor; MOTTA, Márcia Vieira. Responsabilidade Social do Ensino Superior. Revista Educação, vol. 10, n.10, p.204-210, agosto 2007.
Site: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832000000200024, às 16h15min do dia 20/05/16. CASTANHO, Sérgio. A Educação Superior no Século XXI: comentários sobre o documento da Unesco. vol.4 no.7 Botucatu Aug. 2000.
Site: http://www.cedes.unicamp.br, às 21h30min do dia 27/05/16. DIAS, Marco Antonio Rodrigues. Comercialização no Ensino Superior: é possível manter a ideia de bem público? Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, p. 817-838, setembro 2003.
Site: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000100006, às 17h26min do dia 22/07/16 MARTINS, Carlos Benedito. O Ensino Superior Brasileiro nos anos 90. São Paulo Perspec. vol.14 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2000 .
Site:http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=298, às 19h30min do dia 17/08/16. PAULA, Maria de Fátima. A Formação Universitária no Brasil: concepções e influências. São Paulo: Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 71-84, mar. 2009.
Site:http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=296, às 11h20 do dia 04/07/16. PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A Universidade da Modernidade nos Tempos Atuais. São Paulo: Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 29-52, mar. 2009.
Site: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/331, às 16h27 do dia 12/10/16 ROSSINI, Alessandro; LOPES, Fernando José. A APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO DE UMA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NAS EMPRESAS. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 17, p. 159-172, jul. 2016. ISSN 2316-3852.
Site: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/viewFile/612/629, às 10h20 do dia 01/08/16. SÁ, Maria Idati Eiró Nogueira. Unificação da Educação Superior na América Latina. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas jul./dez.2008, v. 13, n. 2, p. 233-245.
Site: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/viewFile/140/183, às 15h20 do dia 08/08/16. SOUZA, Robert Martins de. A educação superior e as novas tecnologias: Comprometimento de docentes e discentes. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 10, p. 61-73, dez. 2012. ISSN 2316-3852.
Site: http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v5n12/v5n12a6.pdf, às 6h10 do dia 13/10/16.
VALLAEYS, François. A responsabilidade social universitária: um novo modelo universitário contra a mercantilização. Rev. iberoam. educ. super, México , v. 5, n. 12, p. 105-117, enero 2014.
Site: http://www.ei-ie-al.org/mercantilizacion/Mercantilizaci%C3%B3n%20educativa-%20art%C3%ADculos,%20publicaciones/Espa%C3%B1ol/Verger,%20T.%20(2013)%20Mercantilizacion%20de%20la%20Educaci%C3%B3n%20superior.pdf VERGER, Antoni. "Políticas de mercado, Estado y universidad: hacia una conceptualización y explicación del fenómeno de la mercantilización de la Educación Superior." Revista de educación 360 (2013): 268-291.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.