Projeções da Educação Superior no Século XXI

Currículo, Princípios Orientadores, sua Missão e Desafios

  • Débora Carla Meira da silva Geniole
  • Fábio Moraes
  • Fernando José Lopes Faculdades Integradas Campos Salles/ Faculdade Flamingo/UNIP

Resumo

A Educação Superior do século XXI tem sido marcada por características próprias, tais como: a internacionalização do saber, a integração regional, a mobilidade discente e docente, sua função social e de formação de recursos humanos, assim como o aumento da demanda por este nível de ensino. Diante dessas tendências, as necessidades do mundo do trabalho frente às demandas sociais por uma formação integral dos recursos humanos, que respeite as peculiaridades culturais e necessidades sociais devem ser equilibradas com programas e currículos guiados por princípios como a pertinência, a qualidade e a internacionalização. Segundo o artigo 6º, inciso a, da Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: “(...)a relevância da educação superior deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que estas realizam(...)”. Este artigo tem como objetivo refletir sobre estas tendências a partir do compromisso estabelecido na Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e ação (1998) e compará-la aos diversos artigos relacionados ao tema.

Biografia do Autor

Fábio Moraes

Possui graduação em Filosofia (2006), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e L'Université Paris-Sorbonne (2016). Atualmente faz pós-doutorado pela FAJE, é professor universitário: UBS-UNIÃO BUSINESS SCHOOL; Faculdades Integradas Campos Salles e Faculdade Sumaré

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Mestre em Cognição e Semiótica PUC-SP, pós-graduado em Gestão de Pessoas na Universidade Paulista, graduado em Administração e Professor das Faculdades Integradas Campos Salles e ESEF Paulista.

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Publicado
2017-06-30
Como Citar
GENIOLE, Débora Carla Meira da silva; MORAES, Fábio; LOPES, Fernando José. Projeções da Educação Superior no Século XXI. Revista Acadêmica Integra/Ação, [S.l.], v. 1, n. 1, june 2017. ISSN 2594-4878. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/integraacao/article/view/535>. Acesso em: 17 sep. 2021.