Uma fisionomia do Amor Fati de Nietzsche
Resumo
O amor fati é um conceito que está intimamente relacionado com idéias que sustentam tal concepção: crítica à metafísica tradicional, com todo o arcabouço que a acompanha, a idéia de Deus acompanhada dos valores morais e transcendentais, a critica da concepção de compaixão, sentimento que levaria o homem a um suposto aniquilamento. Com tal cenário, o filósofo alemão concebe o perspectivismo como forma apropriada de conhecimento, o eterno retorno como uma metodologia que desmonta a metafísica tradicional através do niilismo. O amor fati está inserido em tais contextos como um amor que não admite passividade diante da realidade, mas um gratuito rejubilar-se da vida, por sua positividade ou negatividade.
Referências
MARTON, Scarlett. A transvaloração dos valores. São Paulo: Editora Moderna, 1996.
_____________. O Eterno Retorno do Mesmo: tese cosmológica ou imperativo ético. In NOVAES, Adauto. (org.) Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
NABAIS, Nuno. Nietzsche e a Metafísica, Disponível em http://www.lusosofia.net/textos/andre_barata_nietzsche_e_a_metafisica.pdf - acessado em 29-05-20106 às 14:03.
NIETZSCHE, F. W. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
_____________. Assim Falou Zaratustra. Trad. de Mário da Silva. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
_____________. Além do Bem e do Mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_____________. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
_____________. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
_____________. Ecce homo. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
_____________. Genealogia da Moral. Uma Polêmica. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
_____________. Obras incompletas. Traduzido do alemão por Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo, Abril Cultural, 1978, 2a edição.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.