A Gestão de Relacionamento com os Clientes (CRM) como Ferramenta de Marketing

  • Paulo Farah Navajas Faculdades Integradas Campos Salles

Resumo

Este artigo apresenta uma análise a respeito da utilização de sistemas de Gestão do Relacionamento com o Cliente (conhecidos pela sigla CRM, ou Customer Relationship Management, em inglês) como ferramenta de marketing, para as empresas. Demonstra como o foco da área de marketing se alterou do produto para o cliente e como essa mudança torna necessário que uma empresa conheça os hábitos de consumo e as preferências de seus clientes. A partir desse conhecimento, a empresa se torna capaz de adotar atitudes e ações para melhorar e estreitar seu relacionamento com eles e, com isso, fazer com que novos clientes sejam atraídos e os clientes atuais sejam mantidos e retidos.

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Publicado
2017-06-30
Como Citar
NAVAJAS, Paulo Farah. A Gestão de Relacionamento com os Clientes (CRM) como Ferramenta de Marketing. Revista Acadêmica Integra/Ação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 75-84, june 2017. ISSN 2594-4878. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/integraacao/article/view/521>. Acesso em: 17 sep. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/integraacao.v1i1.521.