A Sustentabilidade da Economia Face ao Crescimento Econômico
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o processo de crescimento econômico atual a partir de um contexto acerca dos padrões de produção e consumo das nações industriais focalizando as implicações de insustentabilidade, problemas ambientais e desigualdade social. Analisa as condições em se deu o crescimento e desenvolvimento econômicos recentes dessas nações e suas consequências para o desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Por fim, concluiu-se que, apensar do enorme crescimento e desenvolvimento econômicos dessas nações, trata-se de um fenômeno desigual que tem imposto efeitos devastadores como: degradação do meio ambiente, utilização dos recursos naturais de forma insustentável e geração de desigualdades sociais. O que mostra a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento a ser perseguido pelas nações industriais denominado de “desenvolvimento sustentado”.
Referências
BRUNDTLAND, G. H. (1987). Our common future. Report of the World Comission of
Environment and Development. United Nations General Assembly: New York.
DALY, H. E. Beyond growth. The economics of sustainable development. Boston: Beacon Press, 1996.
FURTADO, C. Os desafios da nova geração. Revista de Economia Política. Vol.24, no. 4, (96), out-dez de 2004. Disponível em: http://www.rep.org.br/pdf/96-1. Acesso em: 01 jul.2011.
LANDES, D. (1998). A riqueza e a pobreza das nações: por que algumas nações são tão ricas e outras são tão pobres. Rio de Janeiro: Campus.
MOKYR, J. (1992). The lever of riches – technological creativity and economic progress. New York: Oxford University Press.
NORTH, D. C.; WALLIS, J. J.; WEINGAST, B. R. (2006). A conceptual framework for interpreting recorded human history. NBER Working Paper series no. 12795. Cambridge: MA 02138. Disponível em:
SACHS, I. (1986). Ecodesenvolvimento, Crescer sem Destruir. São Paulo: Vértice.
VICTOR, P. (2010). Questioning economic growth. Nature, 468: 370 – 371.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.