O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Perfil da Revista Acadêmica Integra/Ação

A Revista Acadêmica Integra/Ação das Faculdades Integradas Campos Salles é o resultado dos cursos de graduação voltados para educação. Sua estrutura é multidisciplinar e busca os mais variados conhecimentos dentro da perspectiva voltados a educação e seus componentes.

A concepção da revista voltada a relatos, experiências e pesquisas se propõe a contribuir com a sociedade acadêmica com investigações em diversificados enfoques sobre a educação.

A publicação da revista de caráter científico é eletrônica com periodicidade quadrimestral. Sua organização conta com um corpo editorial composto por doutores internos e externos à instituição.

O objetivo é incentivar a pesquisa e aproximar indivíduos com interesse e/ou vocação para a investigação científica. A revista é constituída por editorial, artigos e resenhas nas áreas da educação que entre outros aspectos aborde: negócios, sociedade, ciência e tecnologia. A submissão do artigo pode ser feita em português, espanhol ou inglês.

CHAMADA DE ARTIGOS

O primeiro volume da Revista Acadêmica Integra/Ação tem o objetivo de publicar temas relacionados à educação propondo uma expansão dos debates intramuros no meio social não acadêmico, como forma de transparecer a evolução dos conceitos educacionais.

Serão aceitos artigos que discutam os temas: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio/TV e Internet, Relações Públicas e Sistemas de Informação. Os temas são ligados aos cursos de graduação oferecidos pela FICS, pesquisas sobre os projetos integradores realizados e pesquisas realizadas por professores e alunos de graduação.

A Revista Acadêmica Integra/Ação comporta artigos em português, espanhol e inglês, que enfatizem a qualidade de relatos das diversas áreas da educação e experiências comprovadas por meio de observações e pesquisas teóricas e práticas.

Normas para publicação

Os artigos devem respeitar os parâmetros da ABNT. Devendo ser formatados no tamanho da página A4, com margem esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2 cm.

O título do artigo deve ser em português, seguido do título em língua estrangeira – inglês. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, negrito. Só a primeira letra maiúscula.

O texto do artigo deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, sem notas de rodapé e com referências bibliográficas.

Para inserir o artigo no sistema da revista

  • Faça seu cadastro como leitor e como autor.
  • Envie o artigo para o e-mail integraacao@fics.br da Comissão Editorial da Integra/Ação.

HISTÓRICO

A Revista Científica RPGM vinculada as Faculdades Integradas Campos Salles conta com a contribuição das investigações de professores e alunos dos cursos de pós-graduação em educação contando com a parceria da ESEF – Escola Superior de Educação e Filosofia. Sua estrutura multidisciplinar privilegia os conhecimentos na perspectiva dos componentes educacionais multifacetados.

A concepção da revista pressupõe a contribuição com a sociedade leiga e acadêmica debatendo conhecimentos diversos com foco na educação. Serão aceitos artigos nacionais e internacionais de professores e alunos da pós-graduação.

Sejam todos os autores e artigos, muito bem-vindos.

Normas de Formatação

O Título em fonte Times New Roman, TAMANHO 12, negrito, caixa alta / TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, NEGRITO, CAIXA ALTA

O artigo inicia com o título em fonte times new roman, tamanho 12, negrito, só a primeira letra em maiúsculo, seguido do título em língua estrangeira – inglês.

RESUMO

O resumo do artigo, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas deverá terno máximo 250 à 500 palavras, em apenas um parágrafo, como neste exemplo. O resumo deve conter indicações sobre o objetivo de estudo, a metodologia de análise, o quadro teórico de referência e, quando for o caso, os resultados da pesquisa. Deve ser seguido de 2 espaços e as 5 palavras chave. O resumo é seguido do Abstract e Key Words.

Palavras-chave

(5 Palavras-chave) Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. Aaaaaaaaa. (Ponto entre as palavras).

ABSTRACT/RESUMEN

abstract deve ser obrigatoriamente em inglês podendo ser seguido de outros idiomas como o espanhol ou outro. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas contendo 250 a 500 palavras, em apenas um parágrafo. O resumo deve conter informações indicativas do objeto de estudo, a metodologia de análise, o quadro teórico de referência e os resultados da pesquisa. A revisão do artigo é responsabilidade do(s) autor(es). O abstract deve ser seguido das cinco Keywords. 

INTRODUÇÃO

O texto do corpo do artigo deve estar obrigatoriamente na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas, com o máximo de 15 páginas e o mínimo de 10 páginas. Só usar italico para palavras estrangeiras. Não usar sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras - exemplo UFRGS, ou convencionadas institucionalmente – exemplo UnB, CNPq) e, nas referências, nos sobrenomes dos autores. O negrito só deverá ser usado em títulos e subtítulos sempre em tamanho 12 e somente a primeira letra maiúscula.

No corpo do artigo a citação com até três linhas deve ter a letra no mesmo tamanho do texto, ficar entre aspas e dever ser acompanhada das referências” (SOBRENOME DO AUTOR, 2005, p.79). Se a citaçãofor maior que 3 linhas deve seguir no tamanho 10, espaço simples e recuada no texto, como o modelo abaixo.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo (sugestão – 4 cm), conforme este exemplo. Não usar aspas. Citação longas devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo vazio antes e um depois (SOBRENOME DO AUTOR, 2005, p.79).

Os artigos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do artigo. Todas as imagens deverão ter as devidas referências de onde foram retiradas.

O texto deverá apresentar: Introdução, e titulos e subtítulos no seu desenvolvimento, quantos forem necessárias, e no encerramento do assunto, fechar com as Considerações Finais. A introdução deverá destacar nos primeiros parágrafos o objevivo geral, os objetivos específicos, a justificativa, a problemática, a hipótese e a metodologia. O desenvolvimento do corpo do artigo deverá constar três capítulos em média. O primeiro deve conter informações introdutórias do tema amplo escolhido pelo autor dando idéia do que será discutido. O segundo capítulo será a problematização do assunto escolhido para ser abordado no artigo. O terceiro capítulo a delimitação do tema com a justificativa e a proposta acadêmica para o tratamento do assunto abordado.

Os artigos podem ser tanto uma pesquisa teórica, quanto um estudo de caso. Ambos precisam do referencial teórico do tema escolhido. Nas considerações finais o autor deve deve construir  um parecer, uma apreciação, que é a sua compreensão sobre o desenvolvimento da pesquisa.

SÃO CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS:

- Relevância e pertinência do assunto além da aderência ao tema da revista.

- Possuir referencial teórico adequado ao tema debatido. Deve apresentar no mínimo 10 referências, sendo 5 bibliográficas e 5 eletrônicas.

- O artigo deve ter consistência metodológica.

- As referências tanto bibliográficas quanto eletrônicas devem ser atualizadas, 50% devem ser dos 3 últimos anos.

- A linguagem deve ser acadêmica/culta, condizente com o gênero e a expertise do autor;

- A construção do artigo deve ter coerência com normas técnicas - ABNT.

- Para serem aprovados os artigos precisam cumprir rigorosamente as normas apontadas, cumprir a nova ortografia estabelecida no Brasil e não apresentar erros de português.

- Após publicado o artigo ficará disponível online.

REFERÊNCIAS

As referências devem ser apenas as citadas no texto e apresentar os dados completos das normas da ABNT para trabalhos científicos. A escrita deve ser em fonte Times New Romantamanho 12 (doze), espaçamento simples, e ocupar um parágrafo. Sem espaçamento entre linhas, mas com espaçamento de 6 pt após o parágrafo da referência.

Textos científicos orientadores: NBR 6022 (artigos), NBR 6023 (referências); NBR 10520 (citações). Consulte esses documentos.

CITAÇÕES 

  • Livros com um autor

SOBRENOME DO AUTOR, NOME (abreviado). Título: subtítulo da obra. Edição. Cidade da Editora: Editora, ano da publicação. Número de páginas após partícula p.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em Economia. São Paulo: Atlas, 1998. 217 p.

BATTISTONI F., D. Pequena História das Artes no Brasil. 6ª. edição. Editora Átomo: São Paulo, 2008.

  • Livros com até três autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Nome do livro. Local: Editora, data.

SILVA, Mário Camarinha da; BRAYNER, Sônia. Manual de normas para editoração de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1988.

  • Livros com mais de três autores

SOBRENOME DO PRIMEIRO, Nome et al. Nome do Livro. Local: Editora, data.

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização. Belo Horizonte: Ática, 2004.

  • Quando o autor do artigo não é citado

CENSURA louca. Veja, São Paulo, ed. 1689, ano 34, n.8, p.39, 28 jan. 2001.

  • Capítulos de livros

O autor do capítulo e o organizador do livro são diferentes:

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Guimarães Rosa e a terceira margem da criação lexical. In: MENDES, Lauro Belchior. A astúcia das palavras. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 1998. p. 81-100.

  • Artigos de Periódicos

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado), Título do Artigo, Nome do Periódico, Local/Cidade da Publicação: Número do fascículo, página inicial-final, mês/ano.

SANTOS, S. A. Política Agrícola e Eficiência Econômica: o caso da agricultura paulista, São Paulo. Pesquisa & Debate, v.12, n.2 (20), p.66-82, junho/2001.

  • Artigo de Revista

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista. Local de publicação. Volume, número, página inicial e final do artigo, mês abreviado. Ano.

MARTINEZ, A. E. A evolução das redes eletrônicas de comunicação e o suo estratégico da internet por unidades de informação. Informação & Informação, Londrina, v. 5, n. 2, p. 81-92, jul./dez. 2000.

METODOLOGIA do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Revista Brasileira de Estatística. Rio de Janeiro, v. 41, n. 162, p. 323-330, abr./jun. 1980.

  • Artigo de Revista em Formato Eletrônico.

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação, Local, v., n., mês, ano. Disponível em: <Endereço eletrônico>.  Acesso em: dia mês ano.

SOUZA, T. B. et al. Metadados: catalogando dados na Internet. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 2, mai./ago., 1997. Disponível em: http://www.pucamp.br/~biblio/tbsouza92.html. Acesso em: 09 jan. 2001.

  • Dissertações ou Teses

AUTOR SOBRENOME, NOME (abreviado), Título: subtítulo da obra. Ano da defesa. Número de folhas seguido da partícula f. Tese / Dissertação (grau e concentração), Instituição de Ensino, Local da publicação.

SANTOS, S. A., Crédito Rural e a Produção Agrícola do Estado de São Paulo – 1985/1999. 2000. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

  • Periódicos

TÍTULO DO PERIÓDICO em letra maiúscula, Local/Cidade da Publicação: Editor, volume, número do fascículo.

CONJUNTURA ECONÔMICA, Rio de Janeiro, FGV, v.38, n.9, set/1984.

  • Artigos de Jornal

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado). Título do Artigo. Título do Jornal, Local/Dia/Mês/Ano, no ou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial-final.

FALEIROS, G.: BARCELLOS, M., Inadimplência já é menor e cresce a intenção de consumo. Valor Econômico, São Paulo, 14 abr. 2016, Caderno A, p.6.

  • Eventos publicados na íntegra

AUTOR(ES) SOBRENOME, NOME (abreviado), Título do trabalho, In: Título do evento, data e local de publicação. Local de publicação: ano da publicação, paginação.

SANTOS, S. A. Crédito Rural e a Produção Agrícola do Estado de São Paulo – 1985/1999. In: Anais do 24º CONGRESSO INTERNACIONAL DO SABER; 2011 Set., 15-22, Fortaleza, Brasil, Brasília: Sociedade Brasileira de Economia Rural; 2001; p.25:32.

  • Anuários

Fundação IBGE, Censo demográfico: resultados preliminares – São Paulo. Rio de Janeiro: 2000, v.1, n.4.

  • Dicionários e Enciclopédias

Nome da obra, Edição, Local (Cidade): Editora; ano da publicação.

Enciclopédia Mirador Internacional, São Paulo: Enciclopédia Britânia do Brasil, 1995, 20v.

  • Legislação (Leis, Decretos, Resoluções e Portarias)

Local (jurisdição ou cabeçalho da entidade), título, numeração, data e dados da publicação, seção. No caso de Constituição, sua(s) ementa(s), entre o nome da publicação e o título acrescentando-se a palavra Constituição, seguido do ano da promulgação entre parênteses.

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de janeiro 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.62, n.3, p. 217-220, 1998.

  • Material Audiovisual (Fitas e Filmes de Vídeo)

TÍTULO PRINCIPAL, Designação do material (filme, vídeo, outros), títulos equivalentes, indicação de responsabilidade (diretores, produtores, narradores), local de distribuição, distribuidora (na inexistência considerar como editora o nome da marca registrada, data de distribuição), outros detalhes físicos (em minutos), cor (color – em cores ou p&b – preto e branco), som (som – sonoro ou mudo), bitola (16 min, 35 mm, 58 mm (super 8), fita de vídeo (VHS ou Betamax) notas especiais (v.o – versão original ou leg. – legendado).

GIRASSÓIS DA RÚSSIA (filme-vídeo). Direção de Vitório de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969, 102 min., color, som, VHS, v. O. Italiana, leg. Português.

  • Internet

AUTOR(ES) SOBRENOME (caixa alta), NOME (abreviado), Título, expressão “disponível em”, <endereço eletrônico>, data de acesso.

ALVES, C. Navio negreiro [s.I.]: Virtual Books, 2003. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbook/port/i.navionegreiro.htm acesso em 01 jan 2003, 20:30:15.

NOME DO SITE. Disponível em: http://nomedosite.com.br. Acesso em: 18 jul. 2017.

  • Trabalho apresentado em evento

PINOCHET, L.; ALBERTIN, A. O Processo de Formulação de uma Política de Segurança de Informações Segundo a Percepção dos Gestores: Um Estudo em Instituições Hospitalares. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32., set. 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. P. 177-205.