Um ensaio reflexivo das novas tecnologias na educação do ensino superior

  • Jayr Figueiredo de Oliveira

Resumo

As mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápido, a tecnologia continua em constante atualização, e a sociedade, seus costumes, valores, crenças, enfim, a sua cultura, têm que ir se adaptando e se reestruturando dia-a-dia. A educação entra nesta realidade como um processo conservador e, ao mesmo tempo, transformador na transmissão de conhecimento e cultura. A mídia agiliza e democratiza este processo, à medida em que objetiva atingir seu público da maneira mais eficiente possível, passando a mensagem de uma forma objetiva. Se conseguirmos unir a mídia às escolas, conseguiremos agilizar e democratizar a educação.

##submission.authorBiography##

Jayr Figueiredo de Oliveira
Doutorando em Educação: Currículo, PUC-SP. Mestre em Administração: Administração e Planejamento. Especialista em Ciência da Computação, Didática do Ensino Superior, Administração de Empresas. Bacharel em Administração. Professor das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

AGGARWAL, Anil - Web-based leaming anel teaching technologies: opportunities and challenges. London : Ide a Group Publishing, 2CXXl.
BELLONI, Maria L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
CARVALHO, Paulo S. Interação entre humanos e computadores: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.
FAZENDA, Ivani C. A et a!. Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. Campo Grande: UFMS, 1999.
FRANCO, Marcelo A Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência. Campinas: Papirus, 1997.
GRINSPUN, Míriam P. S. Z. et al. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.
LAGUERRE, Christian. École, inform.atique et nouveaux comportements. Paris: [Harmattan, 1999.
LITWIN, Edith. et a!. Tecnologia educacional: política, historias e propostas. (Trad. Ermani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MAIA, Carmen. Ead. br: Educação à distância no Brasil na era da internet. São Paulo: Anhembi-Morumbi, 2000.
MORAES, Raquel A Informárica na educação. Rio de Janeir: DP&A, 2000.
MORAN, José M. et a!. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, J ayr E Uma reflexão dos impactos da tecnologia da informação no Brasil: a visão da sociedade, das empresas e dos sindicatos. São Paulo: Érica, 1999.
POUTS-LAJUS, Serge; RICHÉ-MAGNIER. técole à l'heure d'intemet: les enjeux du multimédia dans l'éducation. Paris: Nathan Pédagogie, 1998.
TENÓRIO, Robinson M. Cérebros e comfJutadores: a complementaridade analógica-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras, 1998.
VALENTE, José A et al. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Como Citar
OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Um ensaio reflexivo das novas tecnologias na educação do ensino superior. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 3, p. 71-81, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/96>. Acesso em: 02 oct. 2023. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i3.96.