A Pedagogia como Ciência: A instituição da Ciência Pedagógica

Regina M. Pereira Lopes

Resumo


Para se reconhecer a autonomia epistemológica de uma ciência específica da educação, é necessário precisar a natureza do seu objeto e seus métodos de estudo. É indubitável que a discussão do estatuto epistemológico da ciência pedagógica se deva realizar no contexto de uma reflexão epistemológica própria. Para isso, recorremos à epistemologia específica da educação. O que significa dizer que a educação é um objeto dinâmico, em construção, portador de finalidade e perspectivas temporais, que torna complexo seu conhecimento.

O objeto refere-se à educação e seu método necessita de uma concepção que represente o "universal concreto", que forneça leis objetivas, as quais sejam, ao mesmo tempo, leis de todo o movimento, tanto do real quanto do pensamento. Este método é o dialético. Sua existência possibilita definir a pedagogia como ciência autónoma da educação, pois leva à compreensão do fato educacional em seu movimento e em seu campo de intersubjetividades, assim, permite compreender a pedagogia como um campo de estudo concreto da realidade educacional.


Texto completo:

PDF

Referências


COELHO E SILVA, J.PC. "Das implicações na educação à ciência da educação", in Revista portuguesa de Pedagogia. Portugal: Universidade de Coimbra, 1991.

DEBESSE, M.; MIALARET, G. Tratados das ciências pedagógicas. São Paulo: Nacional, 1974.

GAL, Roge r. Situação atual da pedagogia. Portugal: Arménio Amado, 1965.

GRANGER, G.G. A razão. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1969.

LOPES, Regina Pe.reira. Burocracia na educação. São Paulo, 1988. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

________ Pedagogia e emancipação humana. São Paulo: Olho d ' água, 2000.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos in Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

____ O capital. São Paulo: Nova Cultural, livro I, v. 1, tomo 2, 1985.

MILIARET, Gaston. Introdução à Pedagogia. São Paulo: Atlas, 197 7.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Faculdades Integradas "Campos Salles" • Rua Nossa Senhora da Lapa, 270/284 - Lapa • São Paulo/SP • CEP 05072-000 • Telefone: (11) 3649-7000 • Fax: 3649-7001 • E-mail: revistaacademica@cs.edu.br • ISSN Impresso: 1518-9597 • ISSN Eletrônico: 2316-3852

 Latindex

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.