PUBLICIDADE E A QUESTÃO DO SUJEITO

Redes de contato

  • Rossana Martins Furtado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karina Fadini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Zirlene Effgen Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

É importante compreendermos os caminhos que a publicidade/propaganda vem trilhando, de modo a se ajustar às novas tendências de uma sociedade neoliberal, composta por indivíduos que são cindidos entre a individualidade e o pertencimento a grupos cada vez mais multiformes. Também se faz mister, a fim de entender esse novo formato de público alvo espetacularizado, perceber como se deu a transposição do sujeito iluminista para o sujeito pós-moderno. Nosso trabalho se insere na metodologia do levantamento bibliográfico e se propõe a traçar um breve histórico da publicidade/propaganda em paralelo com a transformação dos sujeitos. Para tal, nos apoiamos em teóricos como Martins (1999), Pinho (1990), Sampaio (1999), Materllat (1999), Debord (1997) e Hall (2006).

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestra pela UFES; com graduação em Publicidade e Propaganda e licenciatura em Letras; e-mail: rossanafurtado@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/4800557157448082

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestra pela UFES; Professora do Instituto Federal do Espírito Santo. http://lattes.cnpq.br/9831999784039342

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo; Vice-Diretora e docente na Universidade Centro Leste/ES. http://lattes.cnpq.br/2519245530772530

Referências

DEBORD, G.; A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: ed. Contraponto, 1997.
MARTINS, Zeca. Propaganda é isso ai. São Paulo: Futura, 1999
MATTELART, A. A invenção da comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
PINHO, José. B. Propaganda Institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo: Summus, 1990.
SAMPAIO, R.. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro : Editora Campus, 1999.
Publicado
2019-12-20
Como Citar
FURTADO, Rossana Martins; FADINI, Karina; EFFGEN, Zirlene. PUBLICIDADE E A QUESTÃO DO SUJEITO. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 103-110, dec. 2019. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/886>. Acesso em: 04 apr. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i23.886.