A contribuição do livro paradidático na formação do aluno-leitor

  • Alzira Guiomar Jerez Laguna

Resumo

A leitura paradidática apresenta-se com o objetivo de despertar nas pessoas o prazer de ler, reconhecendo-se o ato de ler como capaz de instruir , divertir, fazer sonhar com projetas pessoais, políticos, de justiça, de amor e paz. Este texto procura destacar a importância da apropriação e do acúmulo de bens culturais por meio da linguagem, com a possibilidade de transformar-se e atuar sobre o ambiente. Discute a complexidade da popularização da leitura, cuja tarefa requer muita perseverança, esforço contínuo e mostra que, mesmo na escola, a atividade de leitura ainda permanece como prática insípida e infrutífera e que, somente através do professor, será possível desenvolver atividades que levem o aluno a se inserir no mundo de uma nova linguagem que o transforme num leitor crítico e, a partir daí, transferir essa criticidade para a vida cotidiana, assegurando seu direito à cidadania e a completa realização social.

##submission.authorBiography##

Alzira Guiomar Jerez Laguna
Mestre em Educação (Didática). Licenciada em Pedagogia. Professora das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

ABRAMOVICH, Fanny; VIANA, Vivina de Assis. De volta às escrituras. Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, n. 3, 1995
___. Estranho mundo que se mostra às crianças. São Paulo: Summus, 1983.
CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997.
CORTE, Angela Christina de Oliveira. Professor e construção do leitor: importância da formação docente em leitura. São Paulo, 1998. Tese (Mestrado). Faculdade de Educação/USP.
ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdades. São Paulo: Summus, 1980
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FISHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.
FREIRE, Paulo. O ato de ler. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREIT AG, Bárbara. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1993
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO-SE. Manual para indicação de livros didáticos e módulos paradidáticos. PNLD-SP, 95/96, 96/97, 97/98.
GOLDMAN, Lucien. A sociologia do romance. São Paulo: Paz e Terra, 1990
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 (219).
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, Ática, 1994
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo). ln Leitura, Escola e Sociedadé~ · Série Idéias, n. 13. FDE, São Paulo, 1994.
MASINI, Maria L. Hage; MAIA Suzana Magalhães. A leitura enquanto prática social e a intervenção da Escola. ln Leitura: caminhos da aprendizagem. Série Idéias, n. 5, 2 ed. São Paulo: FDE, 1994.
MEC. Livro didático e qualidade de ensino. Em aberto. Brasília, 1996 .
___. Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries. PNLD 95 a 99. Brasília, 1995 ,1996, 1997, 1998, 1999.
___. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. SEF. Brasília, 1997.
MEC/FNDE/PNLD. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos. Brasília, 1994.
MEC/SEF. Projeto pró-leitura na formação do professor. Brasília, 1996.
NISKIER, Arnaldo. LDB -A nova Lei da Educação. Tudo sobre a nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Consultor, 1996.
RIZZO, Sérgio. Um espaço de prazer. Revista Educação. São Paulo, ano 25, n. 208, ago. 1998.
ROCHA, Ruth. Leituras infantis. Folha de São Paulo, 22 fev. 1998.
SILVA, Ana Cláudia; CARBONARI, Rosemeire. Cópia e Leitura oral: estratégias para ensinar? ln Chiappini, Lígia. Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na Escola e na Biblioteca. Campinas, São Paulo: Papirus,1986 .
___. A Leitura no contexto escolar. ln Leitura: caminhos da aprendizagem. Série Idéias, n. 5, 2 ed. São Paulo: FDE, 1994.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1988.
YUNES, Elia na; PONDÉ, Gloria. Leitura e Leituras da Literatura infantil. São Paulo: FTD, 1998.
ZILBERMAN, Regina. Leitura: História e Sociedade. ln Leitura: caminhos da aprendizagem. Série Idéias, n. 5, 2 ed. São Paulo: FDE, 1994 .
___. A leitura e o ensino da literatura. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1991.
Como Citar
LAGUNA, Alzira Guiomar Jerez. A contribuição do livro paradidático na formação do aluno-leitor. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 2, p. 43-52, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/81>. Acesso em: 23 nov. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i2.81.