Dificuldades do ensino e da aprendizagem das Ciências no Século XX, desafios para os professores do Século XXI
Resumo
Configuram-se no presente texto algumas das principais dificuldades sempre presentes no Ensino de Ciências neste século, as quais advieram da manutenção - principalmente em âmbito escolar - de concepções assumidas no século XIX, que se tornaram tão resistentes pelo uso acrítico reiterado, que retardaram a compreensão dos avanços do conhecimento científico no curso do processo de ensino e de aprendizagem de Ciências. Tais concepções influíram, certamente, para o cultivo de UM ÚNICO MÉTODO CIENTÍFICO dotado de atributos supostamente rigorosos e verdadeiros, calcados na isenção do sujeito, na neutralidade da ciência, e em aspectos predominantemente quantitativos na abordagem de fatos ditos científicos, com base exclusivamente na comprovação de hipóteses em função da empiria. A visão de um sujeito isento/neutro e de uma ciência externa/neutra/quantitativa/empírica cultivou, ainda, dissociações de idéias que constituíram dicotomias, as quais, por sua vez, se tornaram características do século XX, tais como conteúdo-forma, teoria-prática, e que geraram, em contextos como o nosso, outras dicotomias, dentre as quais a referente ao pedagógico-específico na consideração do conhecimento/conteúdo de ensino, no curso da formação de professores e da abordagem/do desenvolvimento de prÓ~essos de ensino. As abordagens de cada comunicação especificam pontos e contrapontos de várias dessas relações cognitivas, de forma a ensejar o estabelecimento de relações compreensivas - tanto pela abrangência quanto pelo entendimento - de concepções, metodologias e abordagens do conhecimento científico a partir deste ano 2000, constituindo desafios para os Professores das Ciências no curso do século XXI.Referências
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