Escola Pública: vítima de depredação e foco de violência: análise ética como mediação entre os agentes institucionais envolvidos
Resumo
Intervenção institucional em escola municipal na cidade de São Paulo, foco de violência e depredação, visando agenciar a participação do maior número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a escola, com base nos conceitos teóricos desenvolvidos pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. Durante o período em que foi possível uma maior participação das pessoas no cotidiano escolar, estimulada por reuniões de grupos representativos da população institucional envolvida (pais, alunos, professores, funcionários, direção), verificou-se diminuição dos problemas de violência e depredação, bem como um maior zelo por parte de todos no que se refere aos cuidados com o patrimônio público, visto que todos tinham espaço para discutir e reivindicar seus interesses relativos à escola, de modo geral, discrepantes.Referências
CAMPOS, Maria. M. M. As lutas sociais e a educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 79, p.36-64, nov. 1991.
___ . Cidade e educação : repensando as relações entre escola e território. ln: SEMINÁRIO INTERNACIONAL "CIDADE E EDUCAÇÃO, 1994. Rio de Janeiro, 1994. (mimeogr.).
DELEUZE, Gilles. Spinoza: philosofie pratique. Paris : Minuit, 1981.
___. GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie : mille plateaux. Paris: Minuit, 1980.
___. ___. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995a. v.l.
___. PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1977.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LA BOTERF, Guy de. A participação das comunidades na administração da educação. Revista de administração pública, Rio de Janeiro, v. 16, n.1, jan./mar. 1982.
MARX, Karl. O capital. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, [ 19--]. v.l.
MENIN, Pedro Augusto Hercks. Gestão e autonomia da escola: contribuições a partir de uma leitura micropolítica. São Paulo, 1996. Dissertação (Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação) -Faculdade de Educação da PUC-SP, 1996.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? ln: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18, 1997, Porto Alegre. Anais: si temas e instituições: repensando a teoria na prática. ANPAE, 1997. v.1, p.303-314.
___. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.174, 1992a.
___. Participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. Idéias, São Paulo, v.12, 1992b.
___. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.
PELBART, Peter·Pál Ecologia do invisível. Boletim de Novidades da Livraria Pulsional, São Paulo, 1992.
PIMENTA, Selma G. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Idéias, São Paulo, v.16, 1993.
RIV AS, Ricardo H. Política de descentralización en la educación basica y media en America Latina : estado de! arte. Santiago: Unesco/Reduc, 1991.
ROLNIK, Suely. B. Cartografia sentimental da América: produção de desejo na era da cultura industrial. São Paulo, 1987. Tese (Doutorado) - PUC-SP, 1987.
___. Cidadania e alteridade : o psicólogo, o homem da ética e a reinvenção da democracia. ln: SPINK, Mary ]. P. A cidadania em construção : uma reflexão transdisciplinar. São Paulo : Cortez, 1994. p.157 -176.
SEVERINO, Antônio (O diretor e o cotidiano da escola. Idéias, São Paulo, v. 12, 1992.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.