Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem
Resumo
Este artigo se propõe a refletir, por meio de revisão bibliográfica, a Educação a Distância (EaD); a comparação com a aprendizagem presencial; a escolha de um curso a distância partindo de seus benefícios e riscos e o envolvimento do aluno com esta modalidade de ensino. A premissa da EaD é o desenvolvimento de disciplina para o estudo individualizado; porém, nem sempre isto acontece, pois o discente vê-se dependente do docente. Verificou-se sua escolha, em especial, por aqueles que trabalham e/ou estudam ou que apresentam idade maior comparada com a média dos estudantes de uma Instituição presencial. Apesar das apreensões e dúvidas quanto à metodologia, qualidade e à interatividade, concluiu-se que a EaD, por ser democrática e democratizadora, vem expandindo-se, mediante às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), não somente no Brasil, mas no cenário mundial, não possuindo a pretensão de sobrepor-se ao ensino tradicional sendo, antes, uma alternativa complementar de ensino e pesquisa optada por razões diversificadas, cujo êxito dependerá, sobretudo, da maturidade e comprometimento do próprio aluno.
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