A Probabilidade de Inadimplência em crédito de pessoas jurídicas com base em dados de balanço
Resumo
Este trabalho apresenta um modelo para mensurar a probabilidade de inadimplência em crédito constituído por pessoas jurídicas. Trata-se de um exercício aplicativo para o cálculo da probabilidade de inadimplência (PD), que vem a ser uma das componentes da perda esperada, presente no Método Interno Próprio (IRB), discutido no segundo Acordo da Basiléia, proposto pelo Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia. A condução da pesquisa contou com uma amostra de 500 empresas de diversos ramos de atividades, do segmento varejo de um banco nacional. Acompanhou-se o desempenho delas nos empréstimos contratados durante o período de um ano e definiu-se como inadimplência em crédito, aquela empresa que apresentasse atraso em suas obrigações, superior a 60 dias. O modelo desenvolvido é função de indicadores contábeis, obtidos dos demonstrativos financeiros disponíveis no cadastro do banco. Concluímos o trabalho analisando a capacidade preditiva das variáveis contábeis na explicação da inadimplência em crédito.
Palavras chave: Probabilidade de inadimplência, índices contábeis, regressão logística.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.