A Participação dos Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pompeia/SP na Construção de Políticas Públicas
Resumo
Este trabalho analisa a participação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pompeia/SP na construção de políticas públicas locais. O CMDCA é um dos grandes articuladores das políticas de proteção àqueles que são vulneráveis em razão da idade. O objetivo percorrido baseou-se na análise da participação de seus membros na discussão de políticas públicas de incentivo, apoio e proteção à criança e adolescente, para compreender seu alcance e atuação no município de Pompeia/SP. O presente se delimita ao estudo das atas ordinárias do Conselho no ano de 2016. O método qualitativo possibilitou a interpretação dos documentos coletados e o aprofundamento da compreensão acerca da participação e a consequente contribuição de seus membros.
Referências
AZEVEDO, Sérgio de; PRATES, Antonio Augusto. Planejamento participativo, movimentos sociais e ação coletiva. Ciências Sociais Hoje: São Paulo, 1991.
BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. 8ª. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em
ELEITORAL. Tribunal Superior.
OLIVEIRA, Fabiana Noronha. Política Pública de Atendimento à Criança e ao Adolescente nas Perspectivas do CMDCA, CT e Famílias. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/3346. Acesso em 5 ago.2016.
POMPEIA. Lei Municipal nº 1.574, de 02 de dezembro de 1993. Disponível em
POMPEIA. Lei Municipal nº 2.345, de 09 de abril de 1993. Disponível em
SALLES, Helena da Motta. Gestão Democrática e Participativa – Especialização em Gestão Pública Municipal – Módulo Específico – PNAP – Editora Capes, 2012.
TATABAGIBA, Luciana. Os Conselhos Gestores e a Democratização das Políticas Públicas no Brasil. In: DAGNINO, Evelina (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
TENÓRIO, Fernando G. Gestão Social: uma perspectiva conceitual. In: Revista de Administração Pública, EBAP/FGV, Vol. 32, núm. 5, set/out 1998.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Disponível em:
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.