Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
Resumo
O espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado.
Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal.
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