Empreendedorismo
Uma possível saída para a crise?
Resumo
A pesquisa “Empreendedorismo: uma possível saída para a crise?” busca analisar o perfil do empresário da região da Baixada Santista e traçar perspectivas para o empreendedorismo local. Em 2015 e 2016 registrou-se uma queda expressiva na movimentação de contêineres, que demandam maior volume de serviços no porto de Santos. Embora afete o país como um todo, o porto de Santos e a Baixada Santista são particularmente sensíveis à essa queda. Os serviços prestados para operação do comércio exterior geram empregos e receitas de vital importância para o desenvolvimento socioeconômico regional. Sendo assim, é oportuno identificar os impactos de uma crise no setor, bem como, as possíveis oportunidades de incentivo para novas e diferentes fontes de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de verificar evidências que ajudem na busca pela resposta, foi aplicada, de julho de 2014 a abril de 2015, uma pesquisa entre os associados da Associação Comercial de Santos (ACS) – entidade que representa as principais empresas de prestação de serviços da região, em particular, os portuários, que ajudará a estabelecer uma comparação com o cenário nacional. Conjuntamente com uma análise sobre o que é o empreendedorismo, verifica-se se há possibilidade da criação de novos polos empreendedores na região, além de apresentar informações relevantes para ações da própria ACS e futuros empreendedores.
Referências
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 243 p.
HISRICH, Robert D; PETERS, Michael P; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Tradução de COSTA, Francisco Araújo. 9. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 456 p.
KIRZNER, Israel M. Competition and Entrepreneurship. The University of Chicago Press, 1973
MINISTÉRIOS DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, Outras estatísticas do Comércio Exterior. Disponível em: < http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=608>, Acesso em 18 de Agosto de 2015.
MONITOR, Global Entrepreneurship. Empreendedorismo na região Sudeste. Paraná, 2014. 16 p.
PORTO DE SANTOS, Disponível em:
ROCHA, Hector O. Entrepreneurship and Development: The Role of Clusters. Small Business Economics, December 2004, Volume 23, Issue 5, pp 363-400
SARFATI, G. Teorias de Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2006.
SCHUMPETER, Joseph. Teoria do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959
VALOR ECONÔMICO, Em dólar, PIB do país pode cair 30% em 5 anos, prevê banco Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/4179576/em-dolar-pib-do-pais-pode-cair-30-em-5-anos-preve-banco>, Acesso em 20 de Agosto de 2015.
WORKSHOP APDR. 14, 2012, Setúbal; Portugal. Empreendedorismo e desenvolvimento regional – O caso do porto de Sines. Setúbal: Instituto politécnico de Setúbal, 2012. p.397.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.