Jean-Jacques Rousseau
Crítica aos Espetáculos do Século XVIII
Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir as críticas em relação aos espetáculos do século XVIII, apresentando os pontos de vista de dois filósofos: Rousseau e D’Alembert. O progresso na ciência e nas artes, a relação dos costumes e a influência dos espetáculos. O homem é um ser histórico, assim, ler pensamentos do século XVIII é uma viagem que nos remete a esse tempo com a compreensão de que o passado ajuda na constituição de quem somos hoje.
Referências
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau, o teatro, a festa e Narciso. In Revista Discurso. Nº 17. São Paulo, SP. Editora Polis. 1988.
GARCIA, Claudio Boeira.As cidades e suas cenas: a crítica de Rousseau ao teatro. Ijuí. RS. Editora Unijuí. 1999.
MORA, J. Ferrater. Dicionário de Filosofia. São Paulo – SP. Editora Loyola.2004
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a D´Alembert. Tradução de Roberto Leal Ferreira. 1ª Edição. Campinas, São Paulo. Editora da Unicamp. 1993.
____________. Confissões. Tradução livro I a X de Raquel de Queiroz e livros XI e XII José Benedicto Pinto. 1ª Edição. São Paulo. SP. Editora Edipro. 2008.
SIMPSON, Matthew. Compreender Rousseau. Tradução de Hélio Magri Filho. Petrópolis, RJ. Editora Vozes. 2009.
STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Tradução Maria Lúcia Machado. São Paulo, SP Editora Companhia das letras. 2011.
____________. As máscaras da civilização. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo, SO. Companhia das Letras, 2001.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.