CRIMINOLOGIA: UMA VISÃO GERAL E CONTEMPORÂNEA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • Paulo Rogério Ferreira de Lima Universidade Veiga de Almeida

Resumo

O objetivo do presente artigo é trazer algumas considerações sobre a evolução da pena e a história da criminologia, procurando destacar as posições da escola clássica e positiva. A preocupação com essa temática visa o surgimento da criminologia e seus objetos de acordo com os pensadores da escola positiva e os dias atuais. A tríplice aliança entre a criminologia, direito penal e política criminal.

É nesta concepção que abordo a compreensão do processo evolutivo até chegar à importância das políticas criminais, abordando o crime e o controle social no Brasil. A relevância do policiamento comunitário para a sociedade como meio de controle e das medidas das políticas criminais. Para tanto, no primeiro momento, aborda-se a posição da escola clássica e positiva até chegar à criminologia dos dias atuais

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
O objetivo do presente artigo é trazer algumas considerações sobre a evolução da pena e a história da criminologia, procurando destacar as posições da escola clássica e positiva. A preocupação com essa temática visa o surgimento da criminologia e seus objetos de acordo com os pensadores da escola positiva e os dias atuais. A tríplice aliança entre a criminologia, direito penal e política criminal. É nesta concepção que abordo a compreensão do processo evolutivo até chegar à importância das políticas criminais, abordando o crime e o controle social no Brasil. A relevância do policiamento comunitário para a sociedade como meio de controle e das medidas das políticas criminais. Para tanto, no primeiro momento, aborda-se a posição da escola clássica e positiva até chegar à criminologia dos dias atuais

Referências

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: Introdução à Sociologia do Direito penal, Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999.
BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007
BENGOCHEA. Blog do policiamento comunitário. Disponível em http://policiamento comunitário.blogspot.com/2011_02_01_archive.html.
BIANCHINI, Alice; MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Flavio. Direito Penal – Introdução e Princípios Fundamentais. 2° Ed., São Paulo: RT, 2009, vol1.
CALHAU, Lélio Braga. Resumo de Criminologia. 5°Ed.,Niteroi: Impetus, 2010.
CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal - Parte Geral. 2° Ed., Bahia:Juspodivm, 2014.
FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia Integrada. 4° Ed., São Paulo : RT, 2012.
GAMBOA, Mônica Resende. Criminologia. 2° Ed. rev., atual. eampl. – Rio de Janeiro : Forense ; São Paulo : Método; 2013.

MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Flávio. Criminologia, 4ª Ed., São Paulo, RT, 2002.
PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual Esquemático de Criminologia, 3° Ed., São Paulo: Saraiva, 2013.
Publicado
2015-12-29
Como Citar
DE LIMA, Paulo Rogério Ferreira. CRIMINOLOGIA: UMA VISÃO GERAL E CONTEMPORÂNEA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n. 16, p. 148-159, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/256>. Acesso em: 24 aug. 2019. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v2i16.256.

Palavras-chave

Criminologia; objetos crime e controle social; política criminal; policiamento comunitário