Cinema e História: uma reflexão sobre as possibilidades do cinema como fonte e como recurso didático

  • Silene Ferreira Claro Docente no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Campos Salles.

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão teórica e metodológica sobre as possibilidades do uso do cinema como fonte histórica. A partir de tal perspectiva, argumentamos que o professor de História pode utilizar a mesma metodologia para realização de uma pesquisa histórica ao desenvolver suas aulas. Diante disto, analisamos o cinema enquanto fonte levantando as potencialidades de seu uso como material didático nos três níveis da educação: Fundamental, Médio e Superior

Publicado
Dec 27, 2012
Como Citar
CLARO, Silene Ferreira. Cinema e História: uma reflexão sobre as possibilidades do cinema como fonte e como recurso didático. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 10, p. 113-126, dec. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/132>. Acesso em: 24 sep. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.22287/ag.v1i10.132.

Palavras-chave

Cinema; História; Ensino de História; Metodologia de análise.