Algumas reflexões sobre as novas tecnologias da comunicação e informação e a importância da Crítica Genética
Resumo
Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre as influências das novas tecnologias da informação e da comunicação e, simultaneamente, traz a Crítica Genética para essa discussão. A intenção não é assumir uma posição de defesa ou de crítica com relação ao uso e influência dos meios de comunicação. Porém, apontar a Crítica Genética como uma área de estudos e pesquisa que nos ajuda a repensar essa influência. É Cecília Almeida Salles (1997 /1998) quem nos apresenta um amplo estudo sobre a Crítica Genética. Para Saltes, o objetivo da Crítica Genética está voltado para o processo criativo.
Como é criada uma obra? Esta é a sua questão principal. A Crítica Genética vê a obra a partir da sua construção. É um campo de estudos em que se pesquisa a produção da obra segundo os rastros deixados por quem a produziu. O foco de atenção é, portanto, o processo: entender a construção da obra e sua produção. Por que conhecer estudos realizados pela Crítica Genética nos ajuda a repensar as novas tecnologias da informação e comunicação? Esta é uma questão que tentarei responder neste artigo.
Referências
GIROUX, Henry A. A cultura de massa e o surgimento do novo analfabetismo: implicações para a leitura. ln: Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. A educação no século XXI. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ROCHA, Daniela. Curadores extrapolam limites da arte em Lyon. Folha de São Paulo. Caderno Ilustrada, 4 jul. 2001.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética. São Paulo: EDUC, 1997 .
___. Gesto inacabado. São Paulo: Annablume, 1998.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.