Recordando a teoria econômica: de Adam Smith a John Maynard Keynes
Resumo
Diante dos últimos acontecimentos no mercado financeiro internacional, que desequilibraram as mais diferentes economias, das emergentes até as mais evoluídas, é inevitável que recorramos a alguns princípios económicos que, desde a Idade Média e continuamente, vêm sendo analisadas. Modelos foram desenvolvidos e as mais diferentes soluções apresentadas. A intenção deste trabalho é o de apenas recordar alguns fundamentos, dos quais jamais poderemos esquecer.Referências
HEILBRONER, R. L. Grandes economistas. Rio de Janeiro: Zahar, 1959.
HICKS, John R. Uma introdução à economia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
KURIHARA, Kenneth K. Introdução à dinâmica keynesiana. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967.
LIPSEY, Richard G. Itttroduccion a la economia positiva. 8. ed. Barcelona: Editorial Vicens Vives, 1974.
MARSHALL, Alfred. Princípios de economia: tratado introdutório. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleção Os Economistas).
PASSOS, Carlos Roberto Martins; NOGAMI, Otto. Princípios de economia. São Paulo: Pioneira, 1998.
PERROUX, François. O capitalismo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.
RICARDO, David. Princípios de economia política e tributação. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).
ROSTOW, WW Theorists of economic growth from David Hume to the present. New York: Oxford University Press, 1990.
SANDRONI, Paulo. Dicionário de economia. 5. ed. São Paulo: Best Seller, 1989.
SMITH, Adam. Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.