Estudo dos benefícios que advirão da harmonização contábil
Resumo
Grande número de empresas estão buscando recursos no exterior, onde podem ser captados a taxas menores de juros. Para obterem esses recursos, as empresas devem apresentar demonstrações contábeis ao investidor ou instituição financeira que muitas vezes estão sediados em outros países.
Em alguns países, as diferenças de normas contábeis são significativas e, quando aplicadas, as demonstrações contábeis seguem estruturas e critérios de avaliação diferentes.
A evolução da Contabilidade em diversos países gerou, inevitavelmente, diferentes práticas e regulamentações. Como sistema econômico, grau de desenvolvimento, legislação tributária e cultura variam de um país para o outro, os modelos contábeis sofrem influências destes fatores e, conseqüentemente, cada país possui um sistema contábil que atende às suas necessidades específicas.
As Normas Internacionais de Contabilidade foram criadas para os países desenvolvidos e, portanto, refletem suas necessidades. A falta de harmonia das normas contábeis é um desafio a ser superado com cuidado, para evitar danos irreparáveis principalmente para os que estão na parte mais pobre do mundo.
Podemos concluir que a qualidade da informação contábil tem como origem as influências de leis governamentais e a interferência de grupos de interesses diversos.
Referências
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. Normas da Profissão Contábil. 20. ed. São Paulo: CRCSP, [199-] .
___. Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. 20. ed. São Paulo: CRCSP, [199-] .
___. Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. 20. ed. São Paulo: CRCSP, [199-].
___. Normas da Profissão Contábil. 20. ed. São Paulo: CRCSP, [199-] .
___. Curso sobre temas contábeis. São Paulo: Atlas, 1991.
FINANCIAL ACCOUNTING STANDARD BOARD - FASB. Current Text Accounting Standard. Homewood, Ilinios: Irwin, 1996. v. 2
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ATUARIAS E FINANCEIRAS. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. São Paulo: Atlas, 1993.
INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONTADORES. Normas Internacionais de Contabilidade. Rio de Janeiro: IBC, 1998.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1994.
LEI das S.A.: Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. São Paulo: Atlas, 1986.
SÁ, Antonio Lopes de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1998.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.