Algumas reflexões sobre o conceito de sociedade civil
Resumo
O limite da pretensão deste artigo é contribuir para a discussão do conceito de sociedade civil. Como é sabido, nos dias de hoje proliferam as chamadas "ONGs", que se intitulam também de "organizações da sociedade civil", cuja importância é cada vez mais significativa. No entanto, o conceito de sociedade civil encerra algumas ambigüidades, como este pequeno "paper" procura apontar.Referências
COOLINGWOOD, R.G. The new leviathan: on man, society, civilization and barbarism. Oxford: Claredon Press, 1992.
GRAMSCI, Antonio. Antologia. México: Siglo XXI Editores, 1970.
HABERMAS, Jürgen. Três modelos normativos de democracia. São Paulo: Lua Nova, n.36, 1995.
OFFE, Claus. Present historical transitions and some basic design options for societal institutions. ln: SEMINÁRIO SOCIEDADE E REFORMA DO ESTADO, 1998. Mimeografado.
PRZEWORSKI, Adam. The state and the citizen. ln: SEMINÁRIO DE REFORMA DO ESTADO, 1998. Mimeografado.
WHITEHEAD, Laurence. Jogando boliche no Bronx: os interstícios entre a sociedade civil e política. ln: SEMINÁRIO DE REFORMA DO ESTADO, 1998. Mimeografado.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.