Henri Wallon: psicologia e educação

  • Ione Collado Pacheco Dourado
  • Regina Célia Almeida Rego Prandini

Resumo

É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da teoria de desenvolvimento e das idéias pedagógicas de Henri Wallon para a educação hoje. Para tanto, parte de uma análise dos conceitos fundamentais e princípios gerais da teoria e de seus pressupostos, e das principais idéias pedagógicas expressas em seus textos e no Projeto Langevin-Wallon. Ao considerar que Wallon atribui ao professor a função de mediar o acesso do aluno à cultura de seu tempo, e de cultivar nele aptidões compatíveis com as necessidades sociais, de forma que o ensino por ele ministrado seja uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função que se poderia oferecer mais tarde, perguntamo-nos: que tipo de formação deveria ser oferecida aos professores de

Biografia do Autor

Ione Collado Pacheco Dourado
Doutoranda em Psicologia da Educação - PUC/SP. Coordenadora do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas "Campos Salles".
Regina Célia Almeida Rego Prandini
Doutoranda em Psicologia da Educação- PUC/SP. Professora convidada do curso de Especialização em Psicopedagogia das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a Educação. ln: Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
MAHONEY, Abigail Alvarenga. Introdução. ln: Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.
___. Do acto ao pensamento. Lisboa: Moraes, 1979.
Como Citar
DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Henri Wallon: psicologia e educação. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 5, p. 23-31, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/110>. Acesso em: 23 nov. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i5.110.