Henri Wallon: psicologia e educação

Ione Collado Pacheco Dourado, Regina Célia Almeida Rego Prandini

Resumo


É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da teoria de desenvolvimento e das idéias pedagógicas de Henri Wallon para a educação hoje. Para tanto, parte de uma análise dos conceitos fundamentais e princípios gerais da teoria e de seus pressupostos, e das principais idéias pedagógicas expressas em seus textos e no Projeto Langevin-Wallon. Ao considerar que Wallon atribui ao professor a função de mediar o acesso do aluno à cultura de seu tempo, e de cultivar nele aptidões compatíveis com as necessidades sociais, de forma que o ensino por ele ministrado seja uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função que se poderia oferecer mais tarde, perguntamo-nos: que tipo de formação deveria ser oferecida aos professores de

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Referências


ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a Educação. ln: Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.

MAHONEY, Abigail Alvarenga. Introdução. ln: Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.

___. Do acto ao pensamento. Lisboa: Moraes, 1979.


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