Henri Wallon: psicologia e educação

  • Ione Collado Pacheco Dourado
  • Regina Célia Almeida Rego Prandini
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.22287/ag.v0i5.110

Resumo

É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da teoria de desenvolvimento e das idéias pedagógicas de Henri Wallon para a educação hoje. Para tanto, parte de uma análise dos conceitos fundamentais e princípios gerais da teoria e de seus pressupostos, e das principais idéias pedagógicas expressas em seus textos e no Projeto Langevin-Wallon. Ao considerar que Wallon atribui ao professor a função de mediar o acesso do aluno à cultura de seu tempo, e de cultivar nele aptidões compatíveis com as necessidades sociais, de forma que o ensino por ele ministrado seja uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função que se poderia oferecer mais tarde, perguntamo-nos: que tipo de formação deveria ser oferecida aos professores de
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DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Henri Wallon: psicologia e educação. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 5, p. 23-31, ago. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/110>. Acesso em: 28 set. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.22287/ag.v0i5.110.