Reflexões para a prática educativa "paradigma de um conhecimento prudente para uma vida decente"
Resumo
O estudo enfoca evidências de práticas educativas/sociais que configuraram um novo paradigma analisado à luz dos referenciais teóricos propostos por Boaventura de Souza Santos.
Tal paradigma parece romper com ideologias, valores, crenças, preconceitos etc, imbricados no conhecimento e no contexto social onde se vive e se atua, pois os fundamentos teóricos, conceptuais e epistemológicos atuais não mais se apresentam convincentes. Portanto, há indicações da necessidade de outros fundamentos orientados a uma racionalidade mais plural, na qual o conhecimento seja uma experiência fascinante e emancipatória. As indicações para um paradigma social do conhecimento são as de que: todo conhecimento científico-natural é científico-social; é local e total; é auto-conhecimento e visa constituir em senso comum.
Referências
CHALMERS, A. E O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CUNHA, Maria Isabel; LEITE, Denise B. C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas: Papirus, 1996.
GALLO, Silvio. Disciplinaridade e Transversalidade. ln: ENDIPE, 10, 2000, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, 2000 .
___. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. (a).
___. Introdução a uma ciência pós-modema. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000. (b).
___. Um discurso sobre as ciências. 9. ed. Porto: Afrontamento, 1997.
___. Para uma pedagogia do conflito. Texto.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.