Ciberespaço: horizontes e possibilidades
Resumo
Os avanços tecnológicos estão transformando a sociedade. A virtualização da realidade faz com que o ser humano passe a habitar o ciberespaço, um não-lugar formado por redes de computadores e informações interligadas. Este ambiente possibilita o "encontro" desterritorializado de tribos digitais que interagem predominantemente através de texto e avatares. Essa nova cultura, chamada de cibercultura, tem reflexos em todas as esferas da sociedade. A mudança paradigmática instaurada pelas tecnologias exige esforços para discutir e refletir sobre o contexto e sobre os novos horizontes e possibilidades que se apresentam para a educação.Referências
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
___. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
___. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção TRANS)
___. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
MORIN, Edgar. O método - 1. A natureza da natureza. 2.ed. Portugal: Publicações Europa-América, 1977. 363p. (Biblioteca Universitária, 28)
PEDREIRA, Jacqueline Gomes. Avatar, você ainda vai ter o seu. Intemet.br, Rio de Janeiro, Ano I, n. 5, p. 44-49, out. 1996,
PEDROSA, Monica Miglio. Cabeças da rede- entendendo o comportamento humano na Internet. Intemet.br, Rio de Janeiro, Ano I, n.12 , p. 44-49, maio 1997.
___. Contatos imediatos: comportamento no mundo digital. Intemet.br, Rio de Janeiro, Ano II, n. 17, p. 62-67, out. 1997.
PORTO, Maria do Rosário Silveira. Complexidade social e cultura escolar. 1997. Palestra proferida no Curso de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (mimeografado)
RAMAL, A. Educação.BR: um novo paradigma em educação. Intemet.br, Rio de Janeiro, Ano I, n. 12, p. 80-81, mai. 1997,
SANTOS, Boaventura de Sousa. Cinco desafios à imaginação sociológica. ln: Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997, Cap. 1, p. 17-22.
___. Da idéia de universidade à universidade de idéias. ln: Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. Cap. 8, p. 187-233.
___. O Norte, o Sul e a utopia ln: Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. Cap. 10,...p. 281-348.
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Cultura escolar: os ritos enquanto práticas simbólicas organizadoras do espaço-tempo do grupo. 1997. Palestra proferida no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. (mimeografado).
TSÉ, Lao. O livro do caminho perfeito (Tao Té Ching) . 7.ed.,Trad. e adap., prefácio e comentários: Murilo Nunes de Azevedo. São Paulo: Pensamento, 1991 , 152 p.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.