Características da indústria paulista nos anos 90
Resumo
Este trabalho tem sua justificativa centrada em questionar as afirmações sobre a desconcentração espacial da atividade industrial, fundamentada na flexibilização trazida pelos processos de reestruturação produtiva.
O argumento central desenvolvido neste artigo afirma que a trajetória da indústria paulista na década de noventa moveu-se no sentido de uma "desconcentração concentrada", marcada pela forte predominância da região metropolitana de São Paulo (aí incluída a região do ABC) e as regiões que compõem o seu entorno (Campinas, São José dos Campos, Santos e Sorocaba).
Para efeitos da análise, tomaremos a situação da indústria no Estado de São Paulo, tendo como referência o ano de 1996, sendo que para isso nos apoiaremos no amplo e cuidadoso levantamento realizado pela Fundação Seade, na Pesquisa da Atividade Económica Paulista - Paep.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.